Astronautas da ISS voltam para casa após 6 meses. Veja as imagens
Após passarem seis meses no espaço, mais especificamente na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), a tripulação da missão Crew-2 da SpaceX retornou à Terra na noite de segunda-feira (8), pousando na Flórida para encerrar a segunda missão de longa duração da empresa.
Durante a estadia no espaço, Shane Kimbrough e Megan McArthur da Nasa, Thomas Pesquet da Agência Espacial Europeia e Akihiko Hoshide do Japão fizeram vários experimentos científicos e até testaram as primeiras pimentas cultivadas no espaço.
Smiles, thumbs up, and peace signs. The @SpaceX Crew-2 astronauts are happy to be home after six months in space. pic.twitter.com/W9ziABkq0k
— NASA (@NASA) November 9, 2021
A equipe também conduziu caminhadas espaciais – em que vestiram as tradicionais roupas de astronautas para sair da estação espacial e trabalhar no exterior. Além de enfrentarem alguns desafios como a falha de ignição de um novo módulo russo que se conectou à ISS e se chocou levemente.
A volta à Terra deveria ter ocorrido no domingo (7), mas precisou ser adiada devido às condições meteorológicas. Mas esse não foi o único desafio, problemas com o sistema de dejetos a bordo da cápsula deixaram os astronautas sem opção de banheiro durante a viagem de volta para casa. Em vez disso, a tripulação teve que usar fraldas para adultos durante a viagem de nove horas.
Megan McArthur da Nasa disse durante coletiva de imprensa que isso certamente não é o ideal, mas que a equipe estava preparada. “Os voos espaciais estão repletos de desafios, este é apenas mais um com o qual nos deparamos e temos que lidar nessa missão”.
O próximo lançamento da SpaceX, chamado Crew-3, foi atrasado – primeiro por problemas climáticos e depois por um “pequeno problema médico” com um dos astronautas. A Nasa disse em comunicado que a próxima missão de seis meses pode decolar nesta quarta-feira (10).