A Samsung está atrasando a entrega de Galaxys Note 7 após relatos de explosão
A Samsung está levando bem a sério os relatos de explosão dos novos Galaxy Note 7. A companhia está atrasando a entrega de lotes de seu último lançamento até que possa fazer mais testes de qualidade.
• Uma correção de software pode impedir que cabos do novo padrão USB destruam dispositivos
• Os prós e contras de remover a entrada para fone de ouvido dos smartphones
• O que está limitando o desempenho do Galaxy Note 7 em relação a outros smartphones?
O Galaxy Note 7 já começou a ser vendido em alguns países, como nos Estados Unidos. A empresa sul-coreana disse à Reuters que a “entrega de Galaxys Note 7 está sendo atrasada para testes adicionais conduzidos para assegurar a qualidade do produto”.
No Brasil, durante lançamento realizado no Rio de Janeiro, a companhia prometeu o aparelho para a 1ª quinzena de setembro, com pré-venda no fim de agosto. Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Samsung no Brasil para comentar o caso e se haveria alguma mudança no início das vendas localmente, e eles mandaram o seguinte comunicado:
“A Samsung informa que iniciará a pré-venda do Galaxy Note 7 no Brasil no dia 12 de setembro e as vendas no dia 23 de setembro. O Galaxy Note 7 superou as expectativas no Brasil e estamos ansiosos para atender a demanda dos consumidores brasileiros.”
Incidentes na Ásia
Segundo a Reuters, o atraso na entrega segue uma série de relatos não confirmados vindos da Ásia em que dispositivos Galaxy Note 7 explodiram enquanto eram carregados. O primeiro incidente foi reportado na última semana e uma segunda explosão do aparelho foi divulgada hoje mais cedo.
Neste segundo caso, em específico, um usuário postou o resultado da explosão na rede social sul-coreana Kakao. O site BusinessKorea cita um amigo que descreveu o incidente desta forma:
Houve uma outra explosão de Galaxy Note 7. Era o telefone de um amigo meu. Um funcionário da Samsung viu o ocorrido na página [da rede social] e já está em contato com a empresa para compensar o usuário. Você deve sempre usar seu carregador original caso você vá longe o suficiente para precisar de uma nova recarga.
Parece que o cabo USB-C deste segundo incidente estava danificado.
Isso é tudo que sabemos sobre o incidente até o momento. O aparelho pegou fogo enquanto estava carregando. O tipo de cabo do primeiro incidente ainda é desconhecido (embora alguns relatos deem conta de que era um cabo não-oficial conectado a um adaptador micro-USB).
A história de que cabos USB-C de procedência duvidosa podem danificar seu laptop ou smartphone não é necessariamente nova. Alguns usuários de iPhone usaram cabos não-oficiais e os aparelhos tiveram o mesmo fim.
A Samsung está fazendo o certo ao tomar precaução até que possa assegurar a qualidade de seus componentes. No entanto, todos os usuários devem ser lembrados que usar cabos sem procedência pode zoar bastante seus gadgets.
[Reuters]
(Colaborou Guilherme Tagiaroli)
Foto do topo por KKJ.CN