Atualização de iPhones terá o “Clean Energy Charging”; saiba o que é

Novidade deve chegar nos iPhones em uma atualização até o final do ano e, por enquanto, apenas nos Estados Unidos. Entenda esse empreitada da Apple pelo meio ambiente
Atualização de iPhones terá o "Clean Energy Charging"; saiba o que é
Imagem: Pexels/Reprodução

Com a chegada do iOS 16, a Apple pretende disponibilizar um novo recurso que será bem-vindo do ponto de vista ambiental. Em breve, os iPhones receberão o “Clean Energy Charging” – que promete otimizar o tempo de carregamento dos aparelhos quando os mesmos estão conectados a fontes de energia mais limpas.

Segundo a Apple, a novidade faz parte dos esforços da empresa em reduzir a sua pegada de carbono, fazendo com que seus produtos se tornem mais ecológicos. A ideia é que os dispositivos priorizem a recarga nos momentos em que fontes de energia mais limpas estiverem disponíveis.

Aparentemente, o recurso de recarga sustentável é uma extensão do “Optimized Battery Charging”, lançado no iOS 13. Com a recarga otimizada, o iPhone carrega a bateria até 80% quando acredita que o aparelho ficará por longas horas sem uso, como durante a noite, por exemplo. A carga chega a 100% somente na hora que o usuário tem o costume de utilizar o aparelho, algo que ajuda a maximizar a saúde da bateria.

A Apple afirma que o “Clean Energy Charging” será lançado em uma atualização do iOS a ser liberada ainda este ano, e, por enquanto, apenas para usuários nos Estados Unidos.

Segundo apontou o site AppleInsider, ainda não há informações sobre como os iPhones saberão quando as “fontes de energia mais limpas” estão disponíveis. É provável que os servidores da Apple levem em conta algum banco de dados com informações sobre a rede elétrica do país.

Apple quer ser mais verde

Em abril, a marca da maçã afirmou que os projetos de energia renovável da empresa evitaram a emissão de 13,9 milhões de toneladas métricas de carbono na atmosfera durante o ano passado.

A Apple diz ser neutra em carbono para suas operações globais desde 2020, mas quer ampliar essa meta sustentável para toda a sua cadeia de suprimentos até o ano de 2030. Entre as empresas parceiras, mais de 200 já se comprometeram a alimentar toda a produção de componentes e produtos da Apple com eletricidade renovável em 25 países.

Somente nos EUA, a empresa está investindo em um projeto de energia solar com capacidade para 300 megawatts de eletricidade. O investimento servirá para compensar a energia que os seus clientes usam ao carregar os dispositivos – o que representa 22% da pegada bruta de carbono da Apple.

 

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas