O iOS 16 está entre nós. Veja o que há de novo

Para ter acesso ao iOS 16 é necessário ter iPhone 8 ou posterior
Imagem: Apple/Reprodução

A partir das 14h desta segunda-feira, 12, o iOS 16 começa a chegar para os usuários iPhone. O novo sistema operacional dos smartphones da Apple ganharam novidades no visual e vários novos novos recursos. Confira os os principais recursos que listamos para você!

Tela de bloqueio customizável

Os usuários têm total controle da aparência da tela de bloqueio do dispositivo da Apple. É possível criar várias telas de bloqueio e alternar entre cada uma a depender do modo desejado pelo usuário, como lazer ou o modo foco, para estudos e trabalho, por exemplo.

Live Text

O recurso live text permite a cópia de textos diretamente de vídeos. No entanto, a Apple alertou que o recurso poderá ser utilizado apenas nos aplicativos da empresa, como Fotos e Safari. Aplicativos de outras empresas, como o Youtube, do Google, não poderão são compatíveis com o recurso.

Compatibilidade com controles Joy-Con

O público gamer com certeza deve aproveitar bastante esta novidade. O novo sistema operacional tem compatibilidade com os controles Joy-Con, do Nintendo Switch. Além dos iPhones, os iPads também devem receber a novidade no iPadOS 16, que ainda não chega devido a atrasos durante a fase final de desenvolvimento do sistema, mas deve ser disponibilizado dentro das próximas semanas.

Compartilhamento de senhas de redes sem fio

O iOS 16 também permite a visualização e o compartilhamento de senhas de redes sem fio. Esse recurso é útil, principalmente, para compartilhar uma senha de Wi-Fi complexa, aquelas impossíveis de decorar.

Aparelhos compatíveis

Confira abaixo os modelos compatíveis com a atualização e veja se seu iPhone vai receber o iOS 16.

  • iPhone 8 e 8 Plus
  • iPhone X, XR, XS e XS Max
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
  • iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max
  • iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max
  • iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max
  • iPhone SE – A partir da segunda geração

Como atualizar

Quando estiver disponível o próprio iOS deve enviar uma notificação alertando o usuário de que já é possível fazer o upgrade para a nova versão do sistema operacional. No entanto, se isso não acontecer é possível acessar as configurações e verificar se há atualizações manualmente.

Para isso, basta ir em “Ajustes”, “Geral” e “Atualização de Software”. Quando o sistema encontrar a atualização é só clicar em “Instalar Agora” – certifique-se de que seu iPhone esteja carregado para completar o processo.

Confira mais notícias:

Novo Apple Watch Series 8 avisa em caso de acidentes e monitora ciclos menstruais

Apple ainda corrige bugs no novo modo “tela sempre ativa” do iPhone 14

Samsung diz que iPhone 14 não é inovador e alfineta Apple em comercial

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas