_Cultura

BAFTA 2022: “Duna” lidera indicações do Oscar britânico; confira lista completa

Neste ano, a cerimônia acontece em 13 de março no lendádio Royal Albert Hall, em Londres, com apresentação de Rebel Wilson

BAFTA

Imagem: Chiabella James/Warner Bros

As indicações ao BAFTA 2022 já estão entre nós!

A Academia Britânica de Cinema e Televisão anunciou os indicados em 25 categorias. A lista dos concorrentes da 75ª edição da premiação foi divulgada nesta quinta-feira (03) e o filme “Duna” recebeu 11 indicações no total, a maior marca de 2022.

Logo em seguida vem “Ataque Dos Cães” com oito indicações, enquanto “Belfast” apareceu em seis categorias. Nas categorias de atuações, 19 dos 24 indicados fazem sua estreia. Entre as favoritas na briga de melhor atriz, apenas Lady Gaga (“Casa Gucci”) foi lembrada. 

Além disso, Gaga se tornou o único nome da temporada a receber indicações nos quatro principais prêmios do cinema por seu papel em “Casa Gucci”: Critics Choice, Globo de Ouro, SAG Awards e BAFTA.

Indicados como Ariana DeBose e Harris Dickinson, nomeados na categoria EE Estrela em Ascensão, já haviam sido anunciados na terça-feira (01). 

Formado por um júri de especialistas, o BAFTA faz parte do “Big Five” (“o grande cinco”), composto pelas principais premiações, ao lado do Globo de Ouro, Critics Choice, SAG Awards e, claro, Oscar.

Neste ano, a cerimônia do BAFTA acontece em 13 de março no lendário Royal Albert Hall, em Londres, com apresentação de Rebel Wilson.

Veja lista de indicados ao Bafta 2022:

Melhor filme

Melhor filme britânico

Melhor filme de língua não inglesa

Melhor direção

Melhor roteiro original

Melhor roteiro adaptado

Melhor atriz

Melhor ator

Melhor atriz coadjuvante

Melhor ator coadjuvante

Melhor elenco

Melhor documentário

Melhor animação

Melhor trilha sonora

Melhor fotografia

Melhor edição

Melhor design de produção

Melhor figurino

Melhor cabelo e maquiagem

Melhor som

Melhores efeitos especiais

Melhor curta britânico em animação

Melhor curta britânico

Melhor estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico

Sair da versão mobile