Banheiro de Alexandre, o Grande é descoberto e revela intimidade do Rei da Macedônia
O episódio final da série “Bettany Hughes’ Treasures of the World“, da emissora britânica Channel 4, que vai ao ar no próximo sábado (11), descobriu, após 2.300 anos, o banheiro do palácio do antigo rei da Macedônia, Alexandre, o Grande.
De acordo com uma reportagem do Daily Mail, os arqueólogos encontraram o cômodo onde o jovem Alexandre se banhava com seu suposto amante, Heféstio, entre outros companheiros.
A apresentadora do programa, Bettany Hughs, considerou como “ritos de passagem” os banhos “homoeróticos” com os companheiros “cheios de testosterona” de Alexandre. “Eles eram incrivelmente ativos”, disse, citando como exemplo a prática da luta. “Eles foram treinados para caçar.”
O palácio tem 15 mil m² e ficava na primeira capital do reino da Macedônia, Aigai (atual cidade de Verginia), no norte da Grécia. Profissionais fizeram a escavação e 1.400 m² passaram por restauração nos últimos 16 anos. O projeto custou 20 milhões de euros.
Além do banheiro, Hughs ainda teve acesso ao túmulo da irmã de Alexandre, o Grande, Thessaloniki. “O quarto dele ainda não foi identificado, mas todos os aposentos do palácio estão lá”, disse a apresentadora.
Desde janeiro deste ano, o Palácio de Aigai voltou a receber visitantes, após uma reforma milionária. Aliás, o espaço abriga o Museu dos Túmulos Reais, que exibe as tumbas de reis como Filipe II, pai de Alexandre.
Aliás, os episódios da terceira temporada da série documental já lançados estão disponíveis em um canal do YouTube, no link abaixo:
Quem foi Alexandre, o Grande?
Alexandre Magno, ou Alexandre, o Grande, era discípulo do filósofo Aristóteles. A figura histórica subiu ao trono após o pai ser assassinado por um guarda-costas durante o casamento de uma de suas irmãs. A coroação, em 336 a.C., aconteceu em seu próprio castelo. Porém, aos 32 anos, ele morreu de febre tifóide, na Babilônia.
Durante sua vida, Alexandre liderou exércitos e conquistou territórios como o Egito, por exemplo. Sua maior vitória foi na Batalha de Gaugamela, quando derrotou os persas. Porém, por nunca ter perdido uma batalha, ficou conhecido como “Alexandre, o Grande”.