A estreia de “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” não teve o efeito mágico esperado pela Warner Bros. Isso porque, a superprodução milionária, orçada em US$ 200 milhões, abriu com US$ 43 milhões nas bilheterias da América do Norte no fim de semana da Páscoa.
Com esses números, “Os Segredos de Dumbledore” é o pior começo para um filme adjacente a “Harry Potter”. Vale lembrar que em 2016, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” estreou com US$ 74,4 milhões no mercado interno depois de ganhar um CinemaScore. A segunda parte, “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” de 2018, ficou abaixo disso, com US$ 62,2 milhões, ou 16%. “Dumbledore” ficou 30% atrás de “Grindelwald”.
Os custos elevados obrigam que o faturamento seja três vezes maior para cobrir as despesas de produção –sem levar em conta as despesas de publicidade e divulgação. Com isso, “Os Segredos de Dumbledore” dependerá das bilheterias internacionais para ganhar dinheiro em sua exibição nos cinemas.
Segundo informações divulgadas pela revista Variety, as duas primeiras parcelas de “Animais Fantásticos” –que terminaram com US$ 814 milhões globalmente e US$ 650 milhões globalmente, respectivamente– geraram quase 75% das receitas de vendas externas.
“Animais Fantásticos 3” também tem sido um grande atrativo para o público estrangeiro. Desde que o filme chegou a vários mercados estrangeiros no último fim de semana, “Os Segredos de Dumbledore” arrecadou US$ 193 milhões globalmente até o momento, segundo a Variety. Mas a persistência do Covid-19 reduziu as bilheterias na China, onde 50% dos cinemas estão fechados, enquanto a invasão da Ucrânia pela Rússia fez com que o país não tivesse acesso aos filmes de Hollywood.
Além dos números aquém, parece que a trama também não agradou muito a crítica. Muitos afirmam que “Os Segredos de Dumbledore” provou o esgotamento da saga. Considerado medíocre, teve apenas 48% de aprovação no site Rotten Tomatoes. E após os 36% de “Os Crimes de Grindelwald”, a rejeição aos prólogos já ameaça uma desvalorização da marca “Harry Potter”.
Porém, “Animais Fantásticos 3” garantiu um CinemaScore “B+”, a mesma nota de seu antecessor. “Animais Fantásticos e Onde Habitam” obteve notas mais altas, uma pontuação “A-”, dos espectadores.
We were in theaters tonight to poll @FantasticBeasts and audiences gave it a B+ grade. Is this one on your weekend list? #CinemaScore pic.twitter.com/OfJ2nnZrMr
— CinemaScore (@CinemaScore) April 16, 2022
E não param por aí! Para completar, a franquia é cercada por polêmicas negativas –as declarações transfóbicas da roteirista J.K. Rowling, a agressão em bar do ator Ezra Miller, a demissão de Johnny Depp após julgamento determinar que ele agrediu Amber Heard– , que dificultam muito sua sobrevivência, especialmente após a fusão da Warner com a Discovery e mudanças na condução dos negócios do conglomerado.
Embora nem todos espectadores estejam cientes dos escândalos com “Animais Fantásticos”, segundo a Variety, internamente na Warner Bros, isso se tornou uma dor de cabeça agora pouco agradável de suportar já que a série não está mais ganhando dinheiro em sua exibição teatral.
Os produtores haviam anunciado o planejamento de cinco filmes, mas a Warner Bros. alegadamente estaria reavaliando o futuro da saga. Segundo a Variety, há chances da franquia ser encerrada no quarto filme– com o roteiro condensando os eventos das próximas duas sequências.
“Há especulações se Animais Fantásticos completará ou não suas ambições como uma franquia de cinco filmes. No momento, não há roteiro para uma quarta parte, segundo fontes seguras. Executivos da Warner estão esperando para ver como ‘Os Segredos de Dumbledore’ será recebido, antes de dar a luz verde para as demais partes restantes”, diz o artigo do site.
Mas nem tudo é notícia ruim! A Warner Bros. teve pelo menos um motivo para celebrar as bilheterias do fim de semana: “Batman”, de Matt Reeves, ultrapassou a marca de US$ 750 milhões de bilheteria mundial, confirmando seu status de filme mais bem sucedido de 2022 na véspera de seu lançamento em streaming – nesta segunda (18/4) na HBO Max.
E além disso, o mercado norte-americano ainda destacou duas produções da Paramount no Top 3 das arrecadações. Com US$ 30 milhões em seu segundo fim de semana de exibição, “Sonic 2: O Filme” comemorou o domingo de Páscoa com um total doméstico de US$ 119,6 milhões e US$ 231,8 milhões em todo o mundo. E “Cidade Perdida”, que chega nesta quinta (21/4) nos cinemas brasileiros, acrescentou US$ 6,5 milhões a seu montante para atingir US$ 78,6 milhões domésticos e US$ 99 milhões mundiais.