A Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, anunciou nesta quarta-feira (18) o adiamento da missão NS-21, que levará o brasileiro Victor Hespanha ao espaço.
No Twitter, a empresa explicou que detectou durante testes uma falha no sistema de backup da New Shepard, espaçonave utilizada na missão. Por conta disso, o lançamento que estava marcado para sexta-feira (20) teve que ser remarcado. A nova data ainda não foi divulgada.
During our final vehicle check-outs, we observed one of New Shepard’s back-up systems was not meeting our expectations for performance. In an abundance of caution, we will be delaying the #NS21 launch originally scheduled for Friday. Stay tuned for further updates.
— Blue Origin (@blueorigin) May 18, 2022
Victor Hespanha, mineiro de 28 anos, conquistou seu lugar na tripulação através de um sorteio feito pela Crypto Space Agency. Ele investiu R$ 4 mil em NFT visando diversificar sua carteira de investimentos e acabou ganhando a viagem.
Agora, o engenheiro de produção se tornará o segundo brasileiro a visitar o espaço, atrás apenas do astronauta Marcos Pontes, que realizou o feito em 2006. Por outro lado, ele é pioneiro no país como turista espacial.
Além do brasileiro, voarão na missão Hamish Harding, presidente da empresa Action Aviation; Jason Robinson, fundador da empresa imobiliária JJM Investments; Victor Vescovo, cofundador da empresa de investimentos em private equity Insight Equity; Evan Dick, investidor que já havia participado de outro voo da New Shepard; e Katya Echazarreta, que se tornará a primeira mulher mexicana a ir para o espaço.
O grupo já está no Texas, EUA, onde fica situada a base de lançamento Corn Ranch. Ao Fantástico, Hespanha elogiou a equipe e comentou que um dos astronautas o tranquilizou, explicando que esse tipo de contratempo é comum. Mais testes envolvendo a New Shepard devem ser feitos para garantir a segurança da missão.