Bluesky lança DMs oficialmente na plataforma; veja como é
O Bluesky, plataforma social descentralizada de código aberto, está lançando oficialmente um dos recursos mais solicitados por sua comunidade: as mensagens diretas, mais conhecidas como “DMs”. Com isso, agora será possível se comunicar com conexões de forma privada sem sair do app.
Embora o aplicativo já esteja aberto para o público geral desde fevereiro, a funcionalidade ainda não estava disponível. Esta é a primeira de novas adições previstas para acontecer ao longo dos próximos meses, como a chegada de vídeos, feeds personalizados e mais camadas de proteção contra o assédio.
“Valorizamos nossa comunidade e seus feedbacks. As mensagens diretas, juntamente com outras ferramentas que serão lançadas nos próximos meses, foram um dos recursos mais solicitados”, afirmou Jay Graber, CEO do Bluesky.
O recurso funciona como as DMs de outras plataformas populares e permite que duas pessoas que se seguem mutuamente possam conversar de forma direta.
Na última semana, em entrevista ao Giz Brasil, Rose Wang, COO do Bluesky, considerou a ausência das mensagens diretas, função presente em outras redes similares como o X/Twitter, por exemplo, como um dos principais motivos pelos quais os brasileiros não adotaram a plataforma de vez.
Bluesky já tem mais de 5,6 milhões de usuários
A rede social surgiu como um projeto paralelo do Twitter. Isso ocorreu enquanto Jack Dorsey, um dos cofundadores da então rede do pássaro azul, ainda atuava como CEO. Posteriormente, a plataforma se tornou independente, mas seguiu trabalhando dentro do conceito de descentralização, que na prática visa oferecer maior controle para os usuários.
Atualmente, a rede social, de acordo com dados oficiais, já conta com mais de 5,6 milhões de usuários. E, com a adição de novos recursos, espera atrair cada vez mais usuários.
Para quem não está familiarizado com o conceito de redes sociais descentralizadas, ao invés de controlar rigidamente o que seu usuários veem ou quais tipos de postagens têm maior engajamento, a ideia é oferecer aos usuários a possibilidade de controlar sua própria experiência.
No Bluesky, por exemplo, é possível personalizar o tipo de feed — algo impossível em outras plataformas onde o funcionamento é determinado por um algoritmo fechado. Além disso, os usuários também têm controle para “moderar o conteúdo” rotulando o tipo de conteúdo que desejam excluir de seu feed sem muitas complicações.