Ciência

Boeing finalmente consegue atracar sua nave na ISS

Esta é a primeira viagem da nave da Boeing levando astronautas ao espaço; atracação na ISS ocorreu nesta quinta-feira (6)
Imagem: NASA/Reprodução

Após uma verdadeira novela de atrasos por problemas com o sistema de propulsão, os dois primeiros astronautas transportados a bordo da Starliner, a nave espacial da companhia aeronáutica americana Boeing, entraram nesta quinta-feira (6) na ISS (Estação Espacial Internacional).

whatsapp invite banner

“Que ótimo lugar para se estar, é maravilhoso estar de volta aqui”, disse Butch Wilmore, astronauta da agência espacial NASA. Wilmore, de 61 anos, junto com Suni Williams, de 58, realizam suas terceiras visitas à ISS.

Há dez anos, a agência espacial norte-americana encomendou dois novos veículos (da Boeing e da SpaceX) para transportar seus astronautas à ISS. Após decolar da Flórida na quarta, a nave se aproximou suavemente da ISS nesta quinta, voando a cerca de 400 km sobre a Terra e a uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h.

Confira o vídeo em que mostra o lançamento, a acoplagem na ISS e a entrada dos astronautas no laboratório orbital.

Como foi a acoplagem da nave da Boeing

A atracação aconteceu às 14h34 (horário de Brasília). Porém, ela ocorreu cerca de uma hora e 20 minutos depois do horário inicialmente previsto, às 13h15, de acordo a NASA.

Isso porque a nave da Boeing não pôde realizar a manobra de acoplagem quando faltavam menos de 250 metros para a ISS, já que não recebeu autorização de aproximação por problemas em seus propulsores.

Cinco desses pequenos propulsores, de um total de 28, falharam em algum momento, explicou um comentarista durante a transmissão ao vivo da NASA.

Finalmente, conseguiram colocar quatro em funcionamento, o que proporcionou o número necessário para a operação. Esses propulsores servem para realizar pequenos ajustes de trajetória da nave.

Boeing entra para a história espacial

Os astronautas Wilmore e Williams se juntaram às sete pessoas que já estavam na ISS. Eles passarão aproximadamente uma semana no laboratório orbital, antes de retornarem à Terra dentro da Starliner. Com isso, a Starliner se torna o sexto modelo de nave espacial construído nos Estados Unidos a transportar astronautas da NASA.

A missão era aguardada há anos e representa um grande desafio para Boeing e a NASA. Isso porque a agência busca certificar a companhia como um segundo operador comercial para transportar suas tripulações à ISS.

Contudo, o programa da famosa fabricante de aviões enfrentou anos de adiamentos e adversidades. A SpaceX, sua concorrente de propriedade do magnata Elon Musk, por sua vez, tem desempenhado o papel de táxi espacial para a ISS há quatro anos.

Nesta semana, inclusive, conseguiu realizar o feito inédito de conseguiu pousar de forma suave a Starship no Oceano Índico. A Starship é uma peça central na visão de Musk para tornar a humanidade multiplanetária.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas