Tecnologia

Carteira do Google vai oferecer suporte ao Pix

Funcionalidade ainda está em fase de testes com uma pequena parte dos usuários; e novas modalidades virão em outubro
Imagem: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O Google anunciou que oferecerá suporte às transações via Pix em sua carteira digital já a partir desta semana. A integração do método de pagamentos preferido dos brasileiros é possível graças uma parceria com PicPay e C6 Bank. Porém, a disponibilidade para todos não será imediata.

A gigante da tecnologia quer se tornar um iniciador de pagamentos. Em outras palavras, a companhia quer possibilitar que sua plataforma seja a responsável por autorizar as transações financeiras entre duas instituições bancárias, eliminando a necessidade de acesso a um aplicativo de banco para efetivar as movimentações.

No primeiro momento, apenas uma parte dos usuários do serviço terá acesso a nova funcionalidade do Google Pay, que será amplamente liberada mais à frente. Segundo a gigante da tecnologia, o objetivo com estes testes mais limitados é analisar como o usuário se comporta em relação ao limite pré-estabelecido para as transações — que não foi detalhado pela empresa.

Lançado oficialmente no final de 2020, o Pix foi rapidamente bem aceito pela população brasileira. A modalidade não conta com taxas e faz transações instantaneamente, ao contrário de outros métodos disponibilizados por instituições financeiras, fatores que contribuíram para sua rápida popularização.

Pix por aproximação: BC trabalha em nova modalidade de pagamento

WhatsApp, Pix, Meta AI: os 5 anúncios do Meta Conversations no Brasil

Novas modalidades em outubro

Atualmente, o sistema de pagamentos instantâneo é de longe o preferido dos brasileiros na hora de realizar transferências ou pagar produtos e serviços. O Banco Central já prepara novas modalidades de pagamento semelhantes, que devem ser disponibilizadas posteriormente, a partir de outubro.

Uma das principais preocupações do Google neste processo de implementação é a segurança. A empresa está introduzindo também um exigente mecanismo de autenticação. Tudo para garantir que terceiros não terão acesso à conta e não possam, dessa forma, realizar transações indevidamente.

Além disso, a companhia está integrando soluções de criptografia e um sistema de denúncia de fraudes. Em caso de furto ou roubou, soluções conhecidas da empresa, como o Encontre Minha Conta, permitirão que os usuários deletem a conta de um dispositivo rapidamente e sem muitas complicações.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas