Poucas coisas sobrevivem a um tsunami e suas ondas de alta velocidade, mas esta casa quer alcançar uma proeza ainda maior: lidar com um desastre natural, mas ser bonita e prática enquanto ele não chega.

Projetada por Dan Nelson, da Designs Northwest Architects, esta casa tornou-se conhecida como a Tsunami House. A estrutura dela foi cuidadosamente criada para resistir a enchentes, inundações, terremotos de escala 7,8 e ventos laterais de 135 km/h.

Mas como? Posicionando os dois andares a 2,7 m acima do solo, de modo que a parte principal da casa fica em cima de colunas de suporte, reforçadas com estruturas de aço.

Entre as colunas, há grandes portas de vidro que se fecham como persianas. Mas e se bater uma enchente? Aí elas quebram, permitindo que a água flua e reduzindo o impacto no edifício como um todo. Também não há tomadas elétricas, só nos dois andares superiores.

tsunami house 2

Só que o piso térreo parece uma sala comum, não uma área feita só para a inundação passar. A decoração é muito parecida com qualquer outro espaço da casa, mas com itens que não fariam muita falta se forem perdidos.

A casa está localizada em Camano Island (EUA), que já sofreu com tsunamis, e alguns dos seus elementos devem ser utilizados em outros lugares – como nas áreas afetadas pelo furacão Sandy no ano passado.

Não é uma solução que todos podem pagar, mas torço que a ideia seja aplicada em áreas mais suscetíveis a tsunamis, especialmente no Pacífico. [Houzz via Smithsonian]

tsunami house 3

Imagens por Lucas Henning