Não, não é um smartphone, mas é um celular com ideais. O Samsung Reclaim é tanto uma mensagem para o meio ambiente como um celular slider QWERTY para enviar mensagens.

A primeira coisa que você percebe no celular verde azul é o tamanho: ele é pequeno e um pouco redondo quando fechado. Ah não, esquece, o que você percebe é a embalagem. Lembra aquele papo de minimizar consumo de papel e não ter manual? A gente recebeu o celular com isso:

Sejamos justos com a Samsung: a embalagem aparentemente é reciclável e feita com tinta à base de soja, e com certeza este caderno cheio de papel foi só um presente inadequado da empresa, mas mesmo assim, eles poderiam ter feito mais para serem "verdes".

Enfim, de volta ao celular: este celular para messaging lembra o formato do Palm Pre e vem com um sistema operacional proprietário que, fora o pequeno lag em reconhecer comandos, está no nível dos concorrentes — não tem um navegador web legal, mas faz ligações e manda torpedos muito bem. E é bem rápido e fácil digitar no teclado emborrachado — você não vai "catar milho", apesar de que o Reclaim é feito de milho.

Aí fica a dúvida: como fazer review de um celular ecologicamente correto? Já me sugeriram enterrá-lo e ver se ele se biodegrada em alguns meses. Eu queria quebrar o Reclaim pra fazer pão de milho. Hmm… [Samsung]