Céu de junho: acompanhe o solstício de inverno e as fases da lua
O mês de junho não chega com um calendário astronômico muito recheado. Porém, segue com eventos clássicos que marcam a estação. Por exemplo, é neste mês que o Brasil passa por seu solstício de inverno, quando o país tem a noite mais longa do ano.
Além disso, será possível acompanhar a mudança de fases da lua e aproveitar para observar o céu em dias mais limpos.
Abaixo, o Giz Brasil lista os eventos astronômicos mais importantes de junho e que são visíveis do Brasil.
6 de junho – Lua Nova
Logo no começo do mês, a Lua estará em sua fase Nova. Isso significa que o lado visível do satélite estará contra o Sol e, portanto, não será iluminada pelo astro rei. Com isso, ela não fica visível no céu noturno.
Este é o melhor momento do mês para observar outros objetos do universo, como galáxias e aglomerados estelares. Em geral, eles possuem uma luz mais fraca e são ofuscados pela Lua, mas neste período isso não acontece. Aproveite!
21 de junho – Solstício de inverno
Os últimos dias de junho marcam a transição do outono para o inverno no Brasil em todo o Hemisfério Sul. E, junto com essa virada, acontece o solstício de inverno. Em geral, o solstício é um fenômeno astronômico relacionado à posição do Sol em relação à Terra, ou seja, sua inclinação em relação à linha do Equador.
No inverno do Hemisfério Sul, a inclinação do Sol faz com que ele esteja mais próximo ao Hemisfério Norte. Por isso, seus raios solares são mais intensos por lá e mais fracos por aqui.
Assim, na transição para essa estação, o solstício de inverno marca o dia mais curto e a noite mais longa dos países ao sul do planeta, inclusive o Brasil.
22 de junho – Lua Cheia
No final do mês, a lua entra em mais uma fase do seu ciclo. No dia 22, ela atinge exatamente o lado oposto da Terra em relação ao Sol, de forma que sua face estará totalmente iluminada – a famosa Lua Cheia.