Chinês leva prêmio de “foto meteorológica” de 2024 e brasileiro ganha categoria “clima”
O fotógrafo chinês Wang Xin conseguiu registrar uma rara imagem de sprites vermelhos e ganhou o prêmio principal do concurso de fotos meteorológicas e climáticas “Standard Chartered Weather Photographer” de 2024. A premiação é organizada pela Sociedade Meteorológica Real do Reino Unido.
No concurso, os jurados selecionaram os vencedores de três categorias diferentes após receberem uma lista de 25 imagens de fotógrafos do mundo inteiro.
Os vencedores foram anunciados no último dia 30, em um painel internacional com especialistas em fotografia, jornalismo e, obviamente, meteorologia.
A foto escolhida pelo júri foi “Sprites Dancing in the Dark Night” (Sprites Dançando na Noite Escura), não apenas pela beleza da foto, mas também pela dificuldade que o fotógrafo chinês enfrentou para registrar o momento.
O júri ficou impressionado com a quantidade de sprites na foto, já que eles ocorrem uma vez a cada 200 raios. Além disso, em comunicado, a Sociedade Meteorológica Real do Reino Unido ressaltou que o júri se impressionou com a “paciência e resiliência do fotógrafo”.
No entanto, não foi só o chinês que brilhou no concurso de fotos meteorológicas, pois um fotógrafo brasileiro ganhou dois prêmios por uma foto das enchentes do Rio Grande do Sul.
Brasileiro ganha dois prêmios com foto de enchentes no RS
Além do prêmio principal, o concurso avaliou fotos meteorológicas captadas por celulares e lançou uma categoria especial com o tema “Clima”.
Nessa categoria, o prêmio inaugural foi para o fotógrafo brasileiro Gerson Turelly pela sua imagem “Remando”, mostrando jovem remando em um caiaque em uma Porto Alegre inundada.
O fotógrafo brasileiro informou aos organizadores que observava o jovem remando para resgatar pessoas presas nas áreas mais afetadas da capital gaúcha.
“A iluminação e composição da foto foram elogiadas pelo painel do júri. Além disso, se destaca a combinação poderosa de meteorologia e impactos climáticos retratados na foto”, diz o comunicado da Sociedade Meteorológica Real, que organiza o prêmio.
“Os jurados comentaram como a foto mostra o passado, o presente e o futuro, já que enchentes sempre existiram, mas a intensidade aumentou com as mudanças climáticas e que a tragédia serve com lembrete de que, sob as mudanças climáticas, eventos extremos ocorrerão em novos lugares e com maior intensidade e frequência”.
A foto do brasileiro não capturou apenas a atenção do júri, pois também venceu a categoria “Favorita do Público”, através de votos online.
Aliás, muitas das fotos vencedoras do prêmio deste ano, incluindo a do brasileiro e a do chinês, mostram os impactos das mudanças climáticas – a foto meteorológica de 2024 ocorreu sob a pior tempestade de Xangai.
Veja os outros vencedores do prêmio de fotos climáticas e meteorológicas
2º lugar do prêmio principal – Hoarfrost Heaven (Geada do Céu)
O fotógrafo britânico Andy Gray captou uma espécie de geada que se forma quando o vapor da água no ar se congela em uma superfície que já estava abaixo do zero.
3º lugar do prêmio principal – Evening Shower Over the Needles (Chuva noturna sobre os Needles)
Outro britânico registrou uma foto mostrando a formação de chuva e um Arco-Íris na região dos Needles, na Ilha de Wight.
Melhores fotos meteorológicas captadas por celulares
Vulcanoes (Vulcões)
A intenção do fotógrafo malaio Nur Syaireen Natasya Binti Azaharin era registrar o nascer do sol, mas capturou uma visão dos vulcões da Ilha de Java, na Indonésia.
2º Lugar – African Dust Over Athens (Poeira Africana Sobre Atenas)
Em mais uma imagem que destaca o efeito das mudanças climáticas, o segundo lugar do prêmio de fotos meteorológicas por smartphones mostra a influência da poeira do deserto do Saara na capital da Grécia. De acordo com o concurso, a foto mostra o aspecto de “interconectividade das condições climáticas ao redor do mundo”.
3º lugar – Circular Rainbow (Arco-iris Circular)
O fotógrafo norte-americano Peter Reynold conseguiu registrar um arco-íris circular durante um pouso turbulento no aeroporto de Seattle. Aliás, o aumento no número de turbulências é uma consequência direta das mudanças climáticas.
Prêmio jovem – Rain Aria (Chuva Ária)
A austríaca Angelina Widmann venceu o prêmio jovem com uma foto de uma apresentação ao ar livre da ópera Madama Butterfly.