Ciência

Chineses criam alface “Zhongsheng No.1”, com alto teor de vitamina C

Os cientistas revelaram que a nova alface obteve um índice de valor nutricional maior em um período menor de cultivo se comparado aos métodos tradicionais
Imagem: Kenan Kitchen/Unsplash/Reprodução

Através de tecnologias de agricultura, pesquisadores chineses criaram uma nova variedade cultivada (cultivares) de alface, a “Zhongsheng No. 1”, com alto teor de vitamina C.

whatsapp invite banner

Em um estudo publicado em junho, os cientistas revelaram que a nova alface obteve um índice de valor nutricional maior. Isso em um período menor de cultivo se comparado aos métodos tradicionais.

O estudo — feito  por um  pool de entidades chinesas e um pesquisador chileno — destaca que a agricultura tradicional enfrenta desafios para manter uma qualidade consistente nos vegetais devido às condições climáticas.

Por isso, os cientistas chineses utilizaram um processo de cultivo em ambiente controlado para desenvolver a “Zhongsheng No. 1”, uma cultivar de alface com alto teor de vitamina C.

Processo de criação da nova alface

Essa alface surgiu após a purificação de uma linha de cultivares naturais com alto teor de vitamina C em uma câmara de rápido crescimento vegetal.

Câmara de rápido crescimento vegetal possibilitou criação de alface rico em vitamina C

O modelo da câmara de rápido crescimento vegetal e o processo de controle de condições ambientais. Imagem: Li Zhang et al./Divulgação

Essa câmera oferece controle sobre fatores ambientais, como luz, temperatura e umidade, na germinação e no cultivo de vegetais. A câmera usa luz de LED, uma banda de radiação fotossinteticamente ativa, um período de luz de 22 horas com temperatura de 22 °C e níveis específicos de umidade para acelerar o crescimento de vegetais.

Assim, os pesquisadores chineses conseguiram produzir seis gerações da alface “Zhongsheng No. 1” em um período de três anos. E identificando 24,1mg de vitamina C em 100g do vegetal, superando todos os outros cultivares de alface.

Outros aspectos

Além de destacar o alto teor de vitamina C na alface “Zhongsheng No. 1”, o estudo também explora os impactos no vegetal pelo gerenciamento de ações pré-colheita. Bem como a manipulação das condições ambientais.

Por exemplo, uma combinação de luz vermelha e azul com uma emissão limitada de nitrogênio resultou em um acúmulo de Antocianina. Os cientistas desenvolveram, portanto, um modelo para obter previsões fenotípicas mais precisas e sobre dados relacionados à qualidade do vegetal com base em influências ambientais.

A nova variedade cultivada de alface também destaca o que as tecnologias de cultivo em ambientes controlados podem revolucionar a produção vegetal com alimentos de maior qualidade e valor nutricional consistente.

De acordo com os cientistas, os próximos passos serão a integração dessas tecnologias com técnicas avançadas de agricultura. Isso vai otimizar o cultivo, além de explorar o potencial da técnica em uma variedade de alimentos.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas