5 alimentos que são mais saudáveis cozidos do que crus

Quando cozidos, alguns alimentos ganham em valor nutricional, garantindo benefícios para a saúde. Confira a lista
Alimentos cozidos
Imagem: Kukuvaja Feinkost/Unsplash/Reprodução

Vegetais são fontes importantes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Mas a forma como esses alimentos são preparados pode torná-los mais ou menos saudáveis. 

O tomate, por exemplo, costuma ser consumido cru em saladas. Porém, Laura Brown, professora sênior da Universidade Teesside, na Inglaterra, indica que esse alimento seja servido cozido. 

A pesquisadora preparou uma lista para o site The Conversation com alguns ingredientes que são mais nutritivos quando levados ao fogo. Confira: 

Tomate

Falamos do tomate no início deste texto, mas não explicamos por que ele integra essa lista. A resposta é simples: quando cozido, o alimento tem seus níveis de licopeno aumentados em mais de 50%. Esse é um antioxidante associado a um menor risco de doenças cardíacas e câncer. Em contrapartida, o cozimento dos tomates parece reduzir seu teor de vitamina C em 29%.

Espinafre

É rico em ferro, magnésio, cálcio e zinco. Apesar de nutritivo, o alimento contém em sua composição ácido oxálico e ácido fítico, que acabam impedindo a absorção de ferro e cálcio. 

Por outro lado, quando o vegetal é aquecido, o cálcio é liberado, ficando disponível de maneira fácil para o corpo absorvê-lo. Além disso, há pesquisas que sugerem que o vapor do cozimento mantém o ácido fólico (vitamina B9) do espinafre, que está associado a uma redução de risco de alguns tipos de câncer, como intestino e mama. 

Cogumelo

O cogumelo, muito usado em receitas de strogonoff, possui grandes quantidades do ergotioneína. Esse é um antioxidante liberado durante o cozimento, que parece estar associado a quebra dos “radicais livres” – moléculas que podem ser tóxicas ao organismo, enfraquecendo o sistema imunológico e antecipando o envelhecimento. 

Pimentão

Como ocorre com os tomates, os pimentões também perdem vitamina C quando fervidos ou cozidos no vapor. Para esse vegetal, o ideal é assá-lo. O calor quebrará suas paredes celulares, facilitando a absorção de de carotenoides pelo corpo. Essa substância, que dá cor a alguns alimentos, é um antioxidante poderoso, que estimula o sistema imunológico. 

Couve

Por último, mas não menos importante, a couve. Esse vegetal possui enzimas que impedem o corpo de expulsar o iodo da tireoide. Porém, o processo de cozimento do alimento no vapor leva a quebra dessas enzimas, ajudando na regulação do metabolismo. Lembre-se disso ao marcar a próxima feijoada com a família.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas