Chuva de meteoros atinge pico nesta 6ª feira. Saiba como observar
Na madrugada desta sexta-feira (6) ocorre o pico da chuva de meteoros Eta Aquarídeos, considerada uma das principais do ano. A expectativa é que seja possível observar até 50 meteoros por hora.
Essa chuva de meteoros é observável entre os dias 19 de abril e 28 de maio. Porém, é durante o pico que é possível observar uma maior quantidade de meteoros. Como a Lua ainda está se aproximando da fase Crescente, o céu estará bem escuro, sendo assim, propício para observar até mesmo os meteoros de brilho mais fraco.
Onde ver a chuva de meteoros
A chuva de meteoros é visível em todo o Brasil e não é necessário o uso de binóculos, lunetas ou telescópios. A principal dica para conseguir ver a maior quantidade de meteoros é encontrar um local escuro – que não tenha fontes de luz que possam ofuscar a sua visão – e que tenha o horizonte despendido (sem árvores ou prédios), como uma praça ou parque, por exemplo.
Infelizmente, para quem mora em grandes cidades a observação de meteoros é prejudicada pela poluição luminosa de prédios e postes. Se puder, viaje para uma cidade do interior e se hospede em um sítio, chácara ou mesmo um acampamento.
Caso não consiga observar a chuva de meteoros durante a madrugada desta sexta, não se preocupe. Você ainda pode tentar ver a Eta Aquarídeos no próximo fim de semana.
Olhe para o Leste
Chamados popularmente de “estrelas cadentes” – os meteoros são vistos riscando rapidamente o céu, durante poucos segundos. No caso dos meteoros da Eta Aquarídeos, eles surgem a partir da constelação de Aquário, que atualmente é visível bem próxima do horizonte Leste, a partir da 1h da manhã.
Por isso, para ver os meteoros, basta sentar-se na direção que o Sol nasce e olhar na direção do horizonte. Os meteoros podem ser vistos até o momento que o Sol começa a surgir no horizonte.
Enquanto espera os meteoros, é possível apreciar os planetas Vênus, Júpiter, Marte e Saturno, que também estarão na mesma direção dos meteoros. Na dúvida, consulte um aplicativo do tipo planetário para se localizar no céu, como, por exemplo, o Stellarium, disponível para Android e iOS.
Durante a observação, é importar deixar de usar o celular (ou qualquer aparelho que emita alguma iluminação). A luz da tela acaba ofuscando a sua visão, impedindo de ver aqueles meteoros mais fracos. Geralmente, os nossos olhos demoram cerca de 15 minutos para se adaptar ao escuro, garantindo que você possa ver mais meteoros.
Atenção ao frio
Como a previsão para este fim de semana é de frio para boa parte do país, a recomendação é utilizar calçados com solas mais grossas, principalmente se a observação for feita sobre a grama. Além disso, como a observação é feita em locais abertos, utilize jaquetas do tipo corta-vento e leve alguma bebida quente para se aquecer durante a madrugada.