Ciência

Chuva de meteoros, superlua e mais: confira os fenômenos astronômicos de agosto

Agosto já começa com uma Lua Nova, o que é ideal para observar o céu; confira.
Imagem: Ganapathy Kumar/Unsplash/Reprodução

O céu de agosto vai deixar muitos entusiastas ocupados. Isso porque, neste mês, temos chuvas de meteoros, superlua azul e mais fenômenos astronômicos imperdíveis.

Por isso, o Giz Brasil traz uma lista com os principais fenômenos astronômicos deste mês para você se programar e não perder as maravilhas do céu de agosto.

4 de agosto – Lua Nova 

Agosto já começa com uma Lua Nova, o que é ideal para observar o céu.

Nessa fase, a Lua ficará entre a Terra que o Sol, ou seja, não ficará visível no céu.

Por isso, esse é o momento ideal do mês para observar objetos fracos no espaço, como galáxias e aglomerados de estrelas.

7 de agosto – Alinhamento entre Vênus e Mercúrio

Vênus e Mercúrio vão se alinhar (conjunção) na constelação de Leão. Os planetas estarão visíveis a olho nu, mas um par de binóculos pode oferecer melhor observação do fenômeno.

12 de agosto – Pico da chuva de meteoros Perseidas

Um dos fenômenos astronômicos mais tradicionais do mês de agosto ocorre no dia 12: o pico da chuva de meteoros Perseidas.

Como o fenômeno ocorrerá durante a fase Quarto Crescente da Lua, são previstos até 60 meteoros atravessando o céu a cada hora. Contudo, o evento é mais visível no Hemisfério Norte.

No Brasil, é possível observar a chuva de meteoros no Norte e Nordeste. No sudeste, o fenômeno vai aparecer durante a madrugada e fica até o amanhecer. A chuva de meteoros Perseidas começou no dia 17 de julho e vai até 24 de agosto.

19 de agosto – Super Lua Cheia

Em agosto, a Lua Cheia será a primeira Super Lua de 2024. Portanto, neste dia, a Lua vai parecer maior e mais brilhante que o normal porque coincide com o perigeu da Lua: o memento de máxima aproximação com a Terra.

28 de agosto – Alinhamento de planetas

O último alinhamento de planetas de 2024 ocorre no fim de agosto, quando seis planetas vão se alinhar no céu, formando o fenômeno astronômico conhecido como conjunção.

Na manhã do dia 28, Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno vão se alinhar, com os quatro primeiros visíveis a olho nu. A próxima conjunção ocorrerá apenas em janeiro de 2025, então aproveite a última oportunidade.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas