Ciência

Cientistas descobrem novas luas orbitando Netuno e Urano

Todas as luas recém-descobertas ao redor de Urano e Netuno tiveram suas órbitas classificadas como distantes, excêntricas e inclinadas
Imagem: NASA/Reprodução

Astrônomos identificaram três novas luas no nosso Sistema Solar, sendo duas delas na órbita de Netuno e uma em torno de Urano. Os cientistas do Carnegie Institution for Science, nos EUA, explicam que a gravidade dos dois gigantes gasosos provavelmente capturou os astros enquanto eles passavam próximos deles.

Eles denominaram temporariamente a lua recém-descoberta em torno de Urano como S/2023 U1. Os cientistas observaram que ela tem um tamanho diminuto de apenas 8 km. Aliás, esta é a primeira lua de Urano a ser descoberta em mais de duas décadas. Os pesquisadores estimam que ela leva cerca de 680 dias para completar sua órbita ao redor do gigante gelado.

As outras duas luas foram descobertas em torno do planeta mais distante. A primeira, chamada de S/2002 N5, é mais brilhante e tem aproximadamente 23 km de diâmetro. Os pesquisadores explicaram que o astro leva quase 9 anos para orbitar o planeta.

Por outro lado, a segunda, S/2021 N1, é a menos brilhante e possui cerca de 14 km de diâmetro, com um período orbital de quase 27 anos.

O cientista da Carnegie, Scott Sheppard, utilizou observações dos telescópios no Havaí, nos Estados Unidos, e no Chile para essa descoberta. Além disso, também colaboraram Marina Brozovic e Bob Jacobson, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da NASA; David Tholen, da Universidade do Havaí; Chad Trujillo, da Universidade do Arizona; nos EUA, e Patryk Sofia Lykawa, da Universidade Kindai, do Japão.

Características das órbitas das luas

Todas as luas recém-descobertas têm órbitas classificadas como distantes, excêntricas e inclinadas. A gravidade dos planetas capturou esses satélites durante ou logo após a formação de Urano e Netuno, sugerem essas características.

Curiosamente, a nova lua de Urano, S/2023 U1, tem uma órbita similar às luas Calibã e Estefano, enquanto a lua netuniana S/2021 N1 lembra as luas Psámata e Neso. Já a S/2002 N5, de Netuno apresenta relação com Sao e Laomedeia.

Com essas novas adições, Urano agora tem 28 luas conhecidas, enquanto Netuno soma 16.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas