_Aplicativos

Clubhouse ganha chat ao vivo por texto nas salas de voz

Agora, usuários podem enviar mensagens de texto durante as salas de conversa ao vivo - como acontece no Zoom, Skype ou Meet, por exemplo

Clubhouse ganha chat ao vivo por texto nas salas de voz

Responsável por popularizar salas de conversas por voz na pandemia, o Clubhouse se rendeu à concorrência e adicionou a opção de bate-papo por mensagens de texto dentro de suas salas de áudio.

Agora, usuários que não quiserem se expressar por meio da fala poderão escrever no aplicativo. Tudo acontece da mesma forma que é feito em plataformas rivais de conferências em grupo ao vivo, como o Zoom, Skype ou Meet, por exemplo.

Além disso, como as salas de voz do Clubhouse têm se tornado exageradamente grandes — com a conversa sendo monopolizada por poucos falantes –, a opção de mensagens por texto é bem-vinda, pois facilita que mais pessoas possam participar da discussão.

O Clubhouse destaca que as mensagens por texto também aparecerão quando alguém estiver ouvindo o “replay” da sala. Como acontece para quem assiste uma live sob demanda no YouTube, por exemplo.

“Para os criadores, o bate-papo na sala oferecerá outro ponto de contato com o público em uma sala e garantirá uma maneira de receber feedback em tempo real. Esperamos que isso facilite muito a realização de pesquisas rápidas ou a obtenção de perguntas do público e aumente o engajamento”, disse o Clubehouse em comunicado.

Moderação de mensagens

A novidade, é claro, não significa que tornará o trabalho mais fácil para o Clubhouse e seus usuários. Quem assiste a uma transmissão ao vivo no Twitch ou no YouTube, por exemplo, pode perceber o pesadelo que deve ser o processo de moderação de mensagens.

Para minimizar potenciais problemas, os criadores das salas terão total controle sobre as mensagens por texto. Eles poderão nomear pessoas para fazer a moderação, excluir quaisquer mensagens individuais, banir pessoas que perturbem a conversa ou mesmo desativar o bate-papo da sala a qualquer momento.

Os usuários também poderão excluir suas próprias mensagens durante ou após a sala ao vivo, nos casos de “erros de digitação”.

Será possível ainda denunciar aqueles que violarem as diretrizes do aplicativo, bastando apenas clicar e segurar sobre o nome do usuário. Ao pressionar longamente, é possível bloqueá-lo.

O novo recurso começou a ser disponibilizado a partir desta quinta-feira (24). Ele deverá chegar nos sistemas iOS e Android de forma gradual, conforme os aplicativos são atualizados. Entretanto, a empresa não detalhou quanto tempo durará essa implantação.

Sair da versão mobile