Com pandemia e ‘O Gambito da Rainha’ xadrez cresce na internet e ganha status de eSport

Com espaço na Twitch e entre times de eSport, o xadrez virtual nunca foi tão cool

Acombinação de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, uma minissérie de sucesso estrondoso na Netflix e um cenário competitivo bem estabelecido fizeram com que um jogo centenário de tabuleiro ganhasse espaço na internet e se misturasse ao universo dos videogames e esportes eletrônicos. Estamos falando do xadrez, é claro.

Pode parecer que foi há muito mais tempo, mas não tem um ano que a Netflix lançou O Gambito da Rainha. Em menos de um mês, a produção conquistou 62 milhões de espectadores que passaram a acompanhar a pressão, os vícios e os amores de Beth Harmon, uma enxadrista fictícia interpretada por Anna Taylor-Joy. A carga dramática, as boas atuações e a produção impecável fizeram com que várias pessoas que nunca se interessaram pelo xadrez se apaixonassem pelo jogo.

Nas semanas após a estreia da minissérie, o Chess.com, uma das principais plataformas de xadrez online, ganhou cerca 100 mil novos usuários por dia – crescimento de 500% se comparado ao resto de 2020. O recorde anterior, não por coincidência, tinha sido no mês de março, início do isolamento social em boa parte do mundo, quando haviam 378 mil novos jogadores interessados em xadrez na plataforma.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas