Usando VNC, você pode logar no computador da sua casa a partir de qualquer máquina no mundo com acesso à web (incluindo o iPhone) para controlar arquivos, agendar downloads e muito mais. Eis como fazer isso.

VNC (virtual networking computing) é um desses truques que nunca envelhecem, e configurá-lo pode frequentemente salvar a sua pele. Seja para pegar no trabalho alguma informação que esqueceu no computador de casa, checar sua grande fila de BitTorrent e planejar a diversão da noite, ou ajudar seus pobres pais a usar um clipart no Microsoft Word, ter acesso remoto pode ser muito útil.

Então vamos começar.
 

Do que você precisa

• Um servidor VNC. O Windows Vista Ultimate e o Mac OS X 10.4 (e superiores) têm um embutido – mas para o Windows nós achamos mais fácil usar o excelente software dedicado TightVNC. Tente o OSXvnc (Vine) se você está em território pré-10.4. Para este tutorial, usamos o TightVNC para o Windows e os serviços embutidos do OS X.

• Um cliente VNC para acessar o servidor rodando no seu computador doméstico. Novamente, o Windows e o OS X têm clientes embutidos, e você pode usar aplicativos dedicados como o Chicken of the VNC para o Mac ou o TightVNC para o Windows. Você pode também instalar esses clientes externos em um thumbdrive, para uso em computadores que não são seus.
 

O processo é um pouco diferente a depender da plataforma que você usa em cada ponto, mas, independente disso, a primeira coisa que você precisa fazer é configurar o seu roteador doméstico para encaminhar todo o tráfego de rede VNC ao computador que você quer controlar.  Talvez você se lembre que tivemos que fazer exatamente a mesma coisa para ter o BitTorrent funcionando adequadamente – então, para uma introdução sobre port forwarding, confira o nosso guia de torrent ou o Portforward.com.

E lembre-se: sempre que você abrir uma porta de sua rede doméstica para acesso a partir da internet, está se arriscando um pouco. Certifique-se de usar senhas fortes, mude-as com frequência e não prossiga se estiver com medo.
 

Configure a sua máquina doméstica

1. Nas páginas de administração do seu roteador, configure um serviço de port forwarding para a porta 5900 – a padrão para o compartilhamento de tela de VNC – e atribua-o para portas UDP e TCP. Insira o endereço IP de sua máquina na rede local.

Novamente, assim como com o BitTorrent, certifique-se de que a máquina tem um endereço IP local estático na sua rede, para que essa informação não mude. Isso é fácil de configurar – para o Windows, siga este guia; para o OS X, escolha “Using DHCP with manual address” em “Configure IPv4” na seção TCP/IP das preferências de rede.

2. Ative o compartilhamento de VNC na sua máquina doméstica.

Windows: Baixe o TightVNC e instale-o. Execute o servidor e escolha uma senha. Todo o resto deve estar OK, então salve as configurações, e o servidor continuará a rodar em segundo plano.

Mac: Ative o “Remote Management” nas preferências de compartilhamento. Você pode também configurar quais contas de usuário podem acessar o seu computador e como. Sob “Computer Settings”,  escolha uma boa senha no campo “VNC viewers may control screen with password”.

3. Finalmente, confira qual o IP externo do seu computador doméstico em whatismyip.com. Ele pode mudar de tempos em tempos se o seu serviço de acesso não tem IP fixo, então cheque a informação com frequência. Esse número é necessário para conectar.

Configurar o DynDNS torna a conexão com o seu IP externo ainda mais fácil. Leia mais aqui.

Conecte-se ao seu computador doméstico

Isso é um pouco diferente a depender dos computadores que você usar. Mas estamos aqui para lhe dar uma mão!

Windows ⇒ Mac
Inicie o TightVNC Viewer. Digite o IP externo e a senha, e você está conectado.

Mac Mac
No Finder, vá em Go → Connect to Server e digite vnc://xxx.xx.xx.x (o seu IP externo). Digite o nome da sua conta de usuário e a senha para a conta ativa na sua máquina doméstica, e boom. Controle remoto. Nota: ao fazer conexões de Mac para Mac, você usará o nome de usuário e senha para uma conta do Mac, não a senha de VNC que você escolheu nas preferências.

Mac Windows
Use exatamente o mesmo processo acima, mas com a senha de VNC que você especificou no TightVNC.

Windows Windows
Igual a Windows ⇒ Mac.

Mais diversão: conectando com um iPhone
O Mocha VNC é um ótimo cliente para o iPhone que permite o controle a partir do celular. É fantástico, e a versão gratuita lite funciona bem para coisas básicas.

E pronto!

[Foto de Theis Kofoed Hjorth/Flickr]