É doloroso ver o ótimo trabalho que o Google fez no Ice Cream Sandwich sendo escondido por uma fabricante, mas aqui está: uma ROM vazada por um “insider” da Samsung mostra o TouchWiz no ICS, e nenhuma das modificações é boa. O pior: ainda é impossível desligar o skin da fabricante e rodar o ICS puro.

O Google caminhou na direção certa ao permitir, sem root, desativar apps inúteis que operadoras e fabricantes colocam no celular. Mas desativar o skin não é tão fácil: o único jeito de se livrar dele é fazendo root e instalando uma ROM customizada, como sempre.

Claro que esta não é a versão final do TouchWiz no ICS, então as coisas podem melhorar, mas eu quero o Ice Cream Sandwich do jeito que o Google e Matias Duarte o conceberam – e isto não deveria se limitar ao Galaxy Nexus. Sim, as fabricantes precisam mudar o Android para se diferenciar, eu entendo. Mas com o ICS, que mudem o mínimo possível – a melhor parte desta ROM vazada é quando aparecem partes do ICS puro.

A ROM do Android 4.0.1 com TouchWiz foi compilada em 7 de dezembro e, no vídeo, roda em um Galaxy S II. Ela está disponível no site da SamMobile, que vazou a ROM, e segundo eles todo o básico já funciona – ligações, SMS, internet – mas ela ainda está instável (apps fecham, o celular reinicia de repente), então eles recomendam usá-la só para testes, não no dia a dia. [SamMobile via The Verge]