Como o Kabum opera e monta PCs no centro de distribuição em Viana (ES)

O Giz Brasil viu de perto os detalhes da operação do Kabum e do novo programa Monte Seu PC no centro de distribuição da empresa no Espírito Santo; conheça mais
Entrada do CD de Viana do Kabum

A logística é parte vital na operação do maior e-commerce de tecnologia e games do Brasil e da América Latina: o Kabum. Em Viana, no Espírito Santo, fica o maior centro de distribuição (CD) da loja, com extensão de mais de 20 mil m² — o equivalente a 17 estádios do Maracanã. Lá, a empresa armazena e envia desde os menores componentes, até PCs gamer que ultrapassam facilmente os R$ 20 mil.

whatsapp invite banner

Por ano, mais de 3,6 milhões de pedidos passam pelo centro de distribuição, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Segundo o Kabum, os armazéns gigantes têm capacidade para receber 23,2 mil produtos por dia e, atualmente, guardam 1,2 milhão de peças.

Para conferir a operação o centro de distribuição de perto, o Giz Brasil viajou até a terra natal do povo capixaba a convite do Kabum. Além de conhecer o processo de armazenagem e distribuição dos produtos, também pudemos acompanhar o funcionamento da nova ferramenta Monte Seu PC, lançada em agosto de 2023.

Os detalhes da cobertura, assim como as maiores curiosidades da estratégia do e-commerce, você confere nas linhas a seguir.

Por dentro do centro de distribuição do Kabum

Panorâmica do centro de distribuição de Viana do Kabum

Panorâmica do CD de Viana do Kabum (Imagem: Murilo Tunholi/Giz Brasil)

O centro de distribuição em Viana não é o único do Kabum, mas é o maior de todos. A área de mais de 20 mil m² se divide entre o CD principal, onde a loja recebe, armazena e envia a maioria dos produtos, e um anexo no qual acontece toda a operação do Monte Seu PC.

Ao entrar no CD, a primeira visão é de caminhões gigantes enfileirados nas “docas” atribuídas a cada uma das transportadoras que prestam serviço ao site. Muitos dos motoristas aguardam nas cabines, enquanto os baús recebem todos os produtos que partem em direção aos compradores, ao final do dia.

Antes de chegarem aos caminhões, os produtos percorrem um longo caminho, que detalhamos logo abaixo:

  1. Tudo começa com o recebimento das caixas que chegam de fora do país (inclusive, existe há um motivo importante para o CD ficar em Viana, mas vamos contar mais sobre isso ao longo do texto);
  2. Já no CD, os produtos passam por um processo de etiquetagem, no qual passam por uma esteira e recebem uma identificação única capaz de localizá-los a qualquer momento no estoque;
  3. Após a identificação, os funcionários estocam os produtos nos mais de 14 mil paletes, organizados em cerca de 5,3 mil estantes, por ordem de tamanho de peso;
  4. Os produtos, aliás, só aparecem no site do Kabum após entrarem no estoque. Para evitar problemas de disponibilidade e garantir a entrega de todos os pedidos, a loja escolhe não trabalhar com pré-vendas;
  5. Quando um pedido chega, os funcionários separam os produtos e os colocam em bandejas plásticas;
  6. Essas bandejas são levadas até a área de empacotamento, onde uma equipe embala e sela cada um dos pacotes manualmente;
  7. Por fim, as caixas entram em uma última esteira que, por meio de um scanner, as distribui entre as docas de cada transportadora.

Kabum emprega cerca de 1 mil funcionários durante a Black Friday

Todo o processo entre a chegada e a expedição do pedido leva aproximadamente duas horas e meia. Para lidar com todas as etapas da operação, há 309 funcionários fixos — sendo muitos jovens aprendizes que encontram no CD a primeira oportunidade de emprego.

Nos períodos de maior movimentação de mercadorias, como na Black Friday, o número de pessoas chega a 1 mil. Nessa época de operação de “guerra”, o Kabum conta ainda com apoio de outro centro de distribuição em Extrema, Minas Gerais, para atender os mais de 43 mil pedidos e expedir mais de 73 mil peças em um único dia.

Por que o centro de distribuição do Kabum fica em Viana?

O centro de distribuição em Viana abriga não só a operação do Kabum, como também de outras empresas. A cidade, conhecida como a capital logística do Espírito Santo, oferece diversas vantagens às empresas que buscam um local para instalar suas operações. Alguns exemplos são:

Localização

Em termos de localização, Viana conecta as duas principais rodovias que cruzam o Espírito Santo: a BR-101 e a BR-262. A BR-101, em especial, corta o país do Nordeste ao Sul, com mais de 4,7 mil km de extensão, começando em Touros, no Rio Grande do Norte, e terminando em São José do Norte, no Rio Grande do Sul.

Já a BR-262 interliga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul de maneira transversal. Além disso, Viana fica somente a 22 km da capital capixaba, Vitória, que fica na Bacia Hidrográfica do Rio Jucu e próxima a terminais marítimos estratégicos, como o Porto de Vitória e o Terminal de Vila Velha (TVV).

Visão aérea do centro de distribuição do Kabum em Viana, Espírito Santo

Visão aérea do CD do Kabum em Viana, Espírito Santo (Imagem: Kabum/Divulgação)

Benefícios fiscais

Outra vantagem de Viana é a Lei 2238/2009, que concede diversos benefícios fiscais e tributários às empresas instaladas no município. As companhias, como o Kabum, recebem descontos e até isenções em taxas como:

  • Taxas incidentes sobre a aprovação de projetos de implantação, assim como reforma e ampliação do estabelecimento;
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) durante cinco anos;
  • Taxa de Vistoria Anual de Vigilância Sanitária durante cinco anos;
  • Taxas de Licença de Localização, Funcionamento e Vistoria Anual durante cinco anos;
  • entre outras.

As empresas em Viana também recebem incentivos estaduais do Espírito Santo, incluindo:

  • Compete-ES: oferece redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para empresas que investem no Estado;
  • Invest-ES: oferece carga efetiva de ICMS de 1,05% em importações;
  • entre outros.

Densidade demográfica

Apesar de não ser tão populosa quanto outros municípios da Grande Vitória, como Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vila Velha e a própria capital Vitória, Viana tem cerca de 235 habitantes por km², segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cidade é a sétima no ranking de densidade demográfica do Espírito Santo, tendo assim boa oferta de trabalhadores para os setores de comércio e serviços. Contudo, vale mencionar que 60% do município é composto de área rural.

Kabum une logística e serviço na operação Monte Seu PC

Caixas do Monte Seu PC, do Kabum

Caixas do Monte Seu PC, do Kabum (Imagem: Murilo Tunholi/Giz Brasil)

Com domínio da logística e aproveitando as vantagens de Viana, a Kabum expandiu a operação do CD para incluir o serviço Monte Seu PC. Em um anexo próximo ao galpão principal, a gigante do e-commerce prepara, monta e testa computadores que chegam na casa dos clientes já prontos para uso.

Lançado em 18 de agosto de 2023, o Monte Seu PC já entregou mais de 10 mil máquinas, até hoje. Direto no site do Kabum, os clientes podem acessar uma aba dedicada ao serviço, que ajuda a montar um computador completo, desde a escolha dos componentes até os periféricos.

A ferramenta utiliza algoritmos que combinam peças conforme a compatibilidade entre elas. Isso significa que, ao equipar o PC com um processador AMD Ryzen, por exemplo, só vão aparecer placas mãe com suporte ao chip, assim como memórias RAM compatíveis com a placa mãe.

O objetivo é oferecer aos clientes um computador totalmente funcional e montado, pronto para ligar assim que sair da caixa. Para isso, o Kabum conta com suporte da empresa Customiza, que fornece os técnicos capazes de montar e realizar testes de estresse nas máquinas, no CD de Viana.

O processo de montagem de computadores

Ao receber um pedido pelo Monte Seu PC, o Kabum separa as peças como fosse uma operação padrão. Porém, em vez de serem embalados separadamente e inseridos em um caminhão, os componentes são colocados em caixas especiais e levados até o anexo perto do galpão principal.

Nessa área, os técnicos da Customiza posteriormente desembalam todo o hardware e montam o computador, como solicitado pelo cliente. Todos os parafusos são registrados e, quando fica pronta, a máquina passa por um teste de estresse que analisa o desempenho em cargas elevadas de trabalho.

Após os testes, o técnico responsável pela montagem do PC assina um certificado de qualidade e estabilidade, que assim assegura o bom funcionamento da máquina. Por fim, o gabinete é preenchido com papelão na parte de dentro para proteger os componentes de possíveis danos durante o transporte.

Certificado de Estabilidade do Monte Seu PC, do Kabum

PCs montados pelo Kabum recebem certificado de estabilidade (Imagem: Murilo Tunholi/Giz Brasil)

Por ser um processo mais complexo e personalizado, o Kabum dá um prazo de 48 horas para enviar o PC pronto. Porém, segundo o diretor de logística Fabiano Ferreira, a montagem e os testes levam cerca de uma hora e meia.

Futuro do Monte Seu PC envolve IA

Embora os resultados do Monte Seu PC sejam positivos, até o momento, o Kabum pretende melhorar ainda mais o processo de escolha das peças. O líder de marketing da empresa, Bruno Chamas, explicou que o próximo passo para a operação envolve implementar um assistente virtual com inteligência artificial para auxiliar os usuários.

Segundo Chamas, a IA vai buscar entender o perfil dos clientes e sugerir peças de acordo com o possível uso do computador. A ideia, aliás, é que o usuário diga o que planeja fazer com o PC por meio de um comando em texto e deixar o chatbot fazer o trabalho pesado.

Para um futuro ainda mais distante, o Kabum tem planos de expandir ainda mais as operações com um novo CD. Além dos centros de distribuição em Viana (ES) e Extrema (MG), existe chance de existir um terceiro na Paraíba. Contudo, há ainda um longo caminho pela frente.

*O jornalista viajou à Viana, no Espírito Santo, a convite do Kabum.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

mais lidas da semana

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas