É difícil encontrar hoje quem nunca tenha ouvido falar em Star Wars, mas há muitos anos a criação de George Lucas não era conhecida por muita gente. Estamos falando de 1976, um ano antes do primeiro filme da trilogia Star Wars chegar ao cinema – quando o nome era apenas “Star Wars”, sem nenhum complemento “Episódio IV – Uma Nova Esperança”.

O trailer abaixo serviu para apresentar o universo de Star Wars a um mundo que ainda não sabia da sua existência. “A história de um garoto, uma garota e o universo”, explica o vídeo:

Diversas cenas clássicas do filme podem ser vistas, com um foco muito maior em Leia e Luke do que em Han Solo. Desde então, muita coisa aconteceu com este filme em particular: ele foi relançado em 1997 em VHS com algumas mudanças nos efeitos especiais, e novamente em 2011 na versão para Blu-ray. Ele também gerou mais dois filmes (fechando a trilogia clássica), e uma nova trilogia mais de 20 anos depois. E, a partir de 2015, teremos a terceira trilogia de Star Wars, agora produzida pela Disney e dirigida por J.J. Abrams, sem participação direta de George Lucas.

É bacana ver como tudo isso foi apresentado ao mundo em 1976 – um ano antes do mundo se encantar com o universo dos sabres de luz e planetas com dois sóis. O impacto cultural de Star Wars é imenso, e esses dois minutos são apenas uma prévia do que viria pela frente. [The Verge]