Tecnologia

Criatura se volta contra criador: Grok acusa Elon Musk de desinformação

IA integrada ao X também disse que o magnata pode causar danos em várias áreas
Imagem: X/Reprodução

Elon Musk está no centro de uma série de polêmicas, algo constatado, até mesmo, pela sua própria inteligência artificial, o Grok.

Vale lembrar que o bilionário declarou apoio à candidatura de Donald Trump — que na última semana foi eleito o novo presidente dos Estados Unidos pela segunda vez. Além de subir no palanque do candidato, o bilionário fez sorteios milionários para eleitores Republicanos — prática esta que foi alvo de processos judiciais em alguns estados americanos.

Além disso, nos últimos anos, o homem mais rico do mundo passou a endossar publicamente teorias conspiratórias e espalhar desinformação nas redes sociais. A postura fez a plataforma perder usuários e uma série de anunciantes, o que teve um impacto significativo em suas receitas.

Criador x criatura

O Grok é um sistema de IA integrado ao X, o antigo Twitter. Quando perguntado por Gary Koepnick se Musk tem disseminado informações falsas, a IA não hesitou em responder que “existem evidências” que indicam que o bilionário espalhou desinformação sobre “diversos assuntos”.

Aliás, a IA ainda completou afirmando que a popularidade de Musk, a pessoa mais seguida da plataforma, amplia significativamente o alcance do conteúdo enganoso para “bilhões de pessoas”.

Um dos exemplos é referente às eleições deste ano, quando o bilionário compartilhou uma série de informações falsas sobre sobre o sistema eleitoral do país. Isso incluiu, por exemplo, narrativas comprovadamente mentirosas sobre pessoas sem cidadania americana terem possibilidade de votar no pleito.

Além disso, Grok afirmou que as declarações de Elon Musk podem causar danos em outras áreas além da política. Segundo a IA, ele pode impactar negativamente em questões envolvendo saúde pública ou a resposta do poder público a catástrofes climáticas. Ou seja, pode colocar vidas de pessoas em risco.

O X vem trabalhando em seu próprio chatbot de inteligência artificial já há bastante tempo. Porém, só agora promoveu uma liberação mais ampla de forma gratuita. No fim do ano passado, por exemplo, Musk prometeu tomar medidas urgentes quando as respostas do robô passaram a demonstrar uma tendência mais à esquerda.

VEJA TAMBÉM

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas