Google e Apple são pressionados para remover TikTok de suas lojas de apps

Em comunicado, o Senador Michael Bennet pediu a remoção imediata do TikTok da App Stor e Play Store. Confira os detalhes!
Conselheiro dos EUA diz que governo deveria proibir TikTok do país
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash/Reprodução

Em mais uma investida do Congresso americano contra o TikTok, o Senador Michael Bennet, enviou uma carta diretamente a Tim Cook, CEO da Apple, e Sundar Pichai, CEO do Google, recomendando a remoção imediata do aplicativo de vídeos curtos da ByteDance de suas plataformas.

whatsapp invite banner

Desde a gestão do ex-presidente Donald Trump, o TikTok enfrenta uma pressão muito grande dos EUA e principalmente de parlamentares, tanto do partido Republicano, quanto do partido Democrata, preocupados com a possibilidade de os dados de usuários coletados na plataforma serem compartilhados com o governo chinês.

TikTok na berlinda

As pressões são para o endurecimento da legislação de dados para empresas estrangeiras e até o banimento completo da plataforma do país. Os EUA são um de seus maiores e mais importantes mercados do mundo. A ByteDance, já apresentou propostas às autoridades para armazenar informações de usuários americanos em servidores baseados nos Estados Unidos, mas ainda enfrenta muita resistência.

É o primeiro caso em que um político americano entra em contato diretamente com responsáveis pelas plataformas que distribuem o app.

“A vasta influência do TikTok e a coleta agressiva de dados representam uma ameaça específica à segurança nacional dos EUA por causa das obrigações de sua controladora [ByteDance] sob a lei chinesa”, diz um trecho da carta.

No final do ano passado, a Forbes revelou que alguns funcionários da empresa controladora do TikTok acessaram dados de usuários americanos indevidamente para investigar um caso de documentos internos vazados para a imprensa. Na ocasião, pelo menos dois repórteres tiveram dados acessados. A ByteDance, confirmou a veracidade das informações veiculadas na matéria e afirmou que demitiu todos os funcionários envolvidos no caso.

As revelações da reportagem deixaram a ByteDance em uma situação ainda mais complicada. As negociações de um acordo para atuação nos EUA estão longe de uma definição.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas