Lavar louça não é uma das tarefas mais amadas do mundo. Mas é algo que precisa ser feito. Talvez não por muito tempo, já que designers suecos criaram utensílios domésticos que se limpam por conta própria.

Criados a partir de uma tecnologia desenvolvida pelo Royal Institute of Technology de Estocolmo, os pratos usam um material baseado em celulose desenvolvido pela empresa Innventia. Esse material é leve e resistente, e ainda pode ser moldado em superfícies curvas (como um prato!).

Cellulose-3D-printing-by-Tomorrow-Machine_dezeen_ss_2

O material é revestido por uma tecnologia que imita a superfície de uma folha de lótus que é resistente a sujeira e água. Criado a partir de um processo chamado Expansão Rápida de Soluções Supercríticas (RESS, na sigla em inglês), o revestimento é feito com uma cera dissolvida em dióxido de carbono em alta pressão e temperatura, que é borrifada na superfície dos pratos e faz com que eles se tornem altamente hidrofóbicos.

Atualmente a linha de utensílios auto-laváveis está em fase de protótipo, e ainda deve demorar alguns anos até chegar às nossas cozinhas. Seus criadores destacam que eles não precisam de água nem produtos químicos, e, por isso, são bons para o meio ambiente. Isso sem contar que eles vão nos poupar da árdua tarefa de lavar a louça. Todos saem ganhando, certo? [Dezeen, Quem Inova]