Tudo sobre o Model X, carro elétrico futurista da Tesla

O Model X da Tesla finalmente foi lançado e nós entramos em um para descobrir mais sobre o carro elétrico.

Sabíamos do veículo utilitário esportivo da Tesla desde 2012, bem antes do apocalipse maia. Entretanto, hoje, ele finalmente chegou, e eu estive presente na grande revelação que ocorreu do lado de fora da fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia, EUA. Muita informação sobre o veículo já foi divulgada, mas eu estive lá para descobrir coisas que ainda não sabíamos, além também de tentar me esfregar um pouquinho nesse belo carro.

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Mas antes, uma rápida recapitulação do que já sabemos. Ele é um utilitário esportivo, ou SUV, completamente elétrico que acomoda até sete passageiros. Ele tem motores duplos que permitiram a uma versão do Model S ativar a Ludicrous Speed. Neste modo, o Model X pode ir de 0 a 100 km/s em 3,2 segundos.

Caso você não esteja familiarizado com especificações veiculares: isso é estupidamente veloz, para qualquer carro, ainda mais um SUV. Isso é 0,1 segundo mais rápido que a Ferrari Spider 458 4.5 V8, Lamborghini Gallardo LP570-4, ou a McLaren MP4-12C. Isso faz do Model X o SUV mais rápido por uma margem significante.

Ele também tem portas no estilo DeLorean na frente, que abrem para cima (e são articuladas para abrirem em espaços apertados), e pode percorrer mais de 400 km de distância em uma só carga. Quem participou da pré-venda receberá a Signature Edition, que já acabou faz tempo, e isso significa que muita gente quis pagar até US$ 130.000 para colocar as mãos em um desses antes.

Segurança e emissões

Estas são as coisas que já sabemos; e aqui está todas as coisas novas anunciadas por Elon Musk. Independentemente da versão do Model X que você comprar, a Tesla aumentou todos as especificações de segurança: o Model X recebe cinco estrelas em “todas as categorias”. De acordo com a apresentação de Elon, isso significa que você tem 6,5% de chance de se machucar em um acidente em alta velocidade.

A inteligência por trás da segurança vem do design do carro: não ter um motor permite à Tesla construir o carro de outra maneira, fazendo uma zona de impacto frontal maior, e laterais mais resistentes a impactos. Um centro de gravidade menor (obrigado, baterias) significa que você não irá capotar o Model X, e mesmo que você capote, ele vai aterrissar “com os pés no chão”.

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Ah, e quanto aos gases que o carro emite? Não é necessário um software inteligente para combater as emissões, mas há nele um gigante filtro de ar HEPA, que deve transformar aquele ar poluído da cidade em ar limpo para respirar. Ah, e como Musk é um supervilão, o Model X também tem um”modo de defesa a armas biológicas”. Sim, isso é um botão real.

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Portas e parte interna

O interior do carro é tão esperto quanto se esperava. As portar se “auto apresentam”, ou em outras palavras, se abrem para você; o para-brisas é gigante, fazendo você se sentir como se estivesse sentado na “cabine de um helicóptero”; e a fileira central dos assentos se move automaticamente, assim tornando fácil colocar as crianças dentro do carro quando suas mãos estiverem cheias.

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E por falar nisso, as portas frontais abrem para cima, como um DeLorean. Mas elas são diferentes em um aspecto crucial: elas têm duas dobradiças, tornando possível abri-las em espaços absurdamente pequenos. Sim, a Tesla está vendendo portas chiquérrimas como algo prático.

E ainda mais praticidade: as portas possuem sensores ultrassônicos em seus lados, assim elas sabem quanto espaço é necessário para abrir. E estes não são sensores ultrassônicos normais: não existem pontos pretos plásticos, o normal para estes sensores. Em vez disso, eles usam magia negra (e, tá bom, física) para criarem sensores que podem ver através do metal.

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Gosta de rebocar e carregar coisas? É possível rebocar até 2.260 kg, enquanto se carrega sete pessoas e um monte de malas no carro. Mas não espere chegar até 400 km de distância enquanto carrega esse monte de tralha. Existe ainda um engate customizado que se instala rapidamente e pode carregar até quatro bicicletas ou seis jogos de esqui/snowboard.

Entrando no Model X

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Depois do evento eu pude entrar no Model X (supostamente) do próprio Elon Musk que foi deixado no palco. Eu não pude dirigi-lo, mas fiz algumas observações.

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O porta-malas é gigantesco. Ela vai quase que até o chão e pode guardar uma tonelada de coisas mesmo com os bancos em pé. Deite os bancos para frente e você terá ainda mais espaço. Tem um monte de espaço embaixo do capô, e sob os bancos na fileira de passageiros.

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Também acreditei que as portas poderiam acabar causando alguns olhos roxos aos seus donos, mas elas são muito mais altas do que parecem. Eu tenho 1,85 m e não tive nenhum problema em ficar embaixo delas. Não posso dizer o mesmo quanto ao assento de trás, no entanto.

No assento traseiro, a minha cabeça ficou pressionada contra o vidro e só pude evitar isso se eu escorregasse um pouco para frente. E também há uma barra que fica a poucos centímetros da minha testa que eu definitivamente iria acertar caso um acidente ocorresse, ou o motorista brecasse bruscamente. Só os baixinhos podem sentar atrás.

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Fora isso, os assentos eram bem confortáveis. Tive espaço o suficiente para as pernas tanto nos assentos traseiros quanto nos do meio do carro. Uma escolha que eu questionaria é o plástico na parte de trás dos bancos. Ele é bem duro, o que machucaria caso você batesse o joelho ali. Ele também não tem bolsos para guardar revistas ou o que quer que seja que você está segurando, e o pior de tudo? Fica facilmente sujo com marcas de dedos.

Mas em geral, o carro é impressionante. Eu também amei que quase que o topo inteiro do carro é feito de vidro, dando a ele um aspecto de nave espacial. Eu definitivamente não posso comprar um, mas eu definitivamente quero um.

Preço e disponibilidade

Caso você tenha se encantado com o Model X, existem duas versões para escolher: O Model X 90D custa US$ 132.000 e faz 413 km e chega de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos; enquanto o P90D custa US$ 142.000, faz 402 km e chega de o a 100 km/h em 3,2 segundos.

De qualquer forma, você precisará entrar na fila: os primeiros seis consumidores receberam as chaves para o carro hoje, mas caso você encomende um, você terá de esperar meses ou anos para receber o seu.

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