“Doação de alimentos” tem maior procura no Google dos últimos 16 anos
O Google divulgou sua tradicional retrospectiva com os assuntos que estiveram em alta durante o ano. Entre eles, chamou a atenção que, desde 2005, os brasileiros não buscavam tanto sobre “doação de alimentos” na internet.
Na lista dos termos mais buscados ao longo de 2021, o top 3 ficou com “Marília Mendonça”, “Eurocopa” e “Palmeiras”.
Em janeiro de 2021, mês em que os primeiros brasileiros receberam o imunizante contra a Covid-19, o termo “vacina” foi o assunto de saúde mais buscado no país. Também em 2021, em abril, o interesse por skate também bateu um recorde no país, após a medalha conquistada nas Olimpíadas por Rayssa Leal. Já o comediante Paulo Gustavo foi a pessoa mais pesquisada do mundo no dia do falecimento dele, em maio. No mesmo mês, a ex-BBB Juliette liderou as buscas no Brasil.
A lista da plataforma serve também como um flashback do que aconteceu de importante no ano. Acontecimentos como as “Olimpíadas de 2021”, “Vacina Covid-19” e “WhatsApp fora do ar” também motivaram os brasileiros a recorrerem ao Google. Em 2021, o interesse global pela pesquisa para onde posso viajar foi 3 vezes maior do que antes da pandemia.
Como fazer, como ser
Diante da pandemia e dos períodos de reclusão domiciliar, duas perguntas encabeçaram as buscas no Google: “Como fazer horta em casa” e “Como fazer brinquedos para gatos”.
Os usuários também estavam interessados em aprender como fazer um “brownie de Nescau”, “bolinho de chuva” e “bolo de milho verde”.
Na categoria “Como ser”, as principais buscas foram “Como ser uma pessoa fria”, “Como ser entregador do Mercado Livre” e, até mesmo “Como ser hacker”.
Entretenimento
O ano de 2021 também foi marcado pelas buscas por personalidades como “Karol Conká”, “Silvio Santos” e “Luciano Szafir”. Já as letras de músicas mais procuradas foram “Girl from Rio” (Anitta), “Estrelinha” (Di Paullo & Paulino com Marília Mendonça) e “Batom de Cereja” (Israel & Rodolffo).
Em programas de TV, os reality shows ainda dominam as buscas, começando pelo “BBB 21”, seguido do “Power Couple” e “No Limite”. Séries como “Round 6”, “Bridgerton” e “Cidade Invisível” estavam em alta, assim como os filmes “Eternos”, “Viúva Negra” e “Liga da Justiça de Zack Snyder”.
Assuntos do momento também viraram alvo de questões no Google, como “O que é cringe?”, sobre o polêmico conflito de gerações que inundou a internet; “O que é basculho?”, palavra usada por Gil do Vigor no BBB; e “O que aconteceu com o WhatsApp?”, após falhas no famoso aplicativo de mensagens.
Para os fãs de futebol, o “Palmeiras”, “Corinthians” e “São Paulo” foram os mais pesquisados, nesta ordem.
Pesquisas globais
O mundo também pesquisou neste ano mais “Como abrir um negócio” do que “como conseguir um emprego”.
Além disso, apagões em vários países impulsionaram em 5.000% a busca pelo termo “queda de energia” em fevereiro. Em março de 2021, “Covid-19” teve mais interesse de busca do que todos os meses anteriores à pandemia.
A cereja do bolo é que, em 2021, o termo “doomscrolling” foi mais pesquisado do que nunca em todo o planeta. O termo se refere a consultar redes sociais sem parar, em momentos de angústia ou espera por más notícias. Que ano, não?