Dona do TikTok pretende lançar o seu próprio “Instagram”
A ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, está planejando lançar um novo aplicativo para concorrer diretamente com o Instagram. Batizado de “Kesong”, o novo app foi desenvolvido para que os jovens possam compartilhar seus hobbies e estilos de vida.
O nome da nova rede social significa “croissant” em chinês e, segundo o site South China Morning Post, os usuários poderão compartilhar textos e fotos, além da possibilidade de montar uma loja virtual — do mesmo modo como ocorre no Instagram.
Por enquanto, a ByteDance não fez nenhum anúncio oficial sobre o novo aplicativo, mas a gigante chinesa registrou o projeto no Qichacha — um banco de dados de empresas privadas e públicas sediadas na China. No registro, o Kesong deverá ser lançado “neste verão”, o que indica que o lançamento pode estar próximo. Na China, o verão se estende até o dia 22 de setembro.
Além do aplicativo da Meta, o Kesong também deverá rivalizar com o Xiaohongshu, um serviço chines semelhante ao Instagram e que é muito popular na China. A ideia é que os usuários publiquem na nova rede social posts sobre “roupas da moda, dicas de surf e novos brinquedos”, segundo o registro informado no Qichacha.
Tiktok versus Instagram
No final do ano passado, o site CNBC noticiou que o Instagram ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos na plataforma. Conforme apontou o Axios, esse número foi atingido ao longo de 11 anos, o que mostra que o Kesong terá um longo caminho pela frente para se tornar popular.
Por outro lado, o aplicativo da Meta vem sendo acusado nos últimos meses de não proteger a saúde mental de seus usuários – principalmente os mais jovens. A plataforma também vem constantemente fazendo mudanças em seu design tradicional para concorrer com o TikTok e conquistar uma maior fatia no mercado de vídeos curtos, por meio do recurso Reels.