Ciência

Dragões de Komodo têm dentes revestidos de ferro, revela estudo britânico

Pesquisas anteriores já mostravam que alguns répteis tinham ferro em seus dentes, mas a concentração nos dentes dos Dragões de Komodo gera uma coloração alaranjada única.
Imagem: Wikimedia Commons/ Reprodução

Os dragões de Komodo, a maior espécie de lagarto do mundo, possuem dentes revestidos de ferro para ajudar a estraçalhar suas presas, de acordo com um novo estudo. O revestimento do metal fica nas bordas e pontas dos dentes do animal, segundo cientistas britânicos, que publicaram a descoberta em um estudo na revista Nature, nesta quarta-feira (24).

whatsapp invite banner

Os dragões de Komodo são animais nativos da Indonésia, que chegam a pesar 80 kg e se alimentam de quase todos os tipos de carne, considerado um predador letal. Por isso, uma equipe de cientistas da King’s College, de Londres, não chegou perto dos dragões de Komodo para verificar se os dentes eram mesmo de ferro.

Em vez disso, os pesquisadores examinaram crânios e dentes fossilizados de coleções de museus de um dragão de Komodo do Zoológico de Londres que recebeu eutanásia no ano passado.

Para entender a composição química e estrutural dos dentes dos dragões de Komodo, os cientistas usaram análises químicas e de ressonância. Assim, descobriram o motivo pela presença do metal.

De acordo com o estudo, o ferro fica em um fino revestimento do esmalte dos dentes dos dragões de Komodo. Eles agem como uma cada de proteção para manter seus dentes afiados. Pesquisas anteriores já mostravam que alguns répteis tinham ferro em seus dentes. Porém, a concentração nos dentes dos Dragões de Komodo gera uma coloração alaranjada única.

Dentes de Dragão de Komodo revestido por ferro

Revestimento de ferro alaranjado em dente de dragão de Komodo. Imagem: Aaron LeBlanc/Reprodução

Ligação com os dinossauros

Aaron LeBlanc, coautor do estudo, afirma que a descoberta levanta novas questões sobre a anatomia dos dinossauros.

“Infelizmente, com a tecnologia atual, não é possível descobrir se os dentes de fósseis de dinossauro continham ferro ou não. As mudanças químicas que ocorrem durante o processo de fossilização obscurecem a quantidade de ferro presente nos dentes”, disse o pesquisador.

No entanto, de acordo com LeBlanc, estudos posteriores em dragões de Komodo podem revelar marcadores adicionais de ferro nos dentes cujos revestimentos ficaram intactos durante a fossilização.

Desse modo, seria possível determinar se os dinossauros também possuíam dentes revestidos de ferro.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas