Carros autônomos estão em destaque atualmente, mas o que dizer dos drones pilotados por computadores? Enquanto ninguém estava prestando muita atenção, eles se aperfeiçoaram bastante.

Uma equipe de pesquisadores do Centro Aeroespacial da Alemanha estava em busca de uma forma de aliviar a carga de um drone movido a energia solar para aumentar seu alcance. O trem de pouso parecia um candidato óbvio para ser abandonado – as rodas e o equipamento não pesam muito, mas causam uma resistência forte, o que pode diminuir o tempo que um drone aguenta no ar.

Então a equipe retirou as rodas do veículo. Mas, assim, eles precisavam de um novo jeito de fazer o drone aterrissar. A solução encontrada foi usar um carro com uma rede no teto e códigos QR gigantes: o drone atinge a mesma velocidade do carro, se alinha com ele, e então se deposita no teto do veículo.

O sistema não exige nenhum piloto talentoso para funcionar: o pouso foi conduzido autonomamente pelo drone, e pode ser facilmente repetido, sendo assim uma boa opção para o pouso de drones.

[YouTube]