Tecnologia

Dubladores de games podem entrar em greve a qualquer momento; saiba mais

Líder das negociações foi autorizado a convocar greve a qualquer momento se negociações não avançarem
Imagem: Unsplash/Reprodução

O sindicato dos atores SAG-AFTRA está disposto a ir até às últimas consequências para garantir um acordo onde as empresas determinem limites claros para o uso de inteligência artificial na indústria dos games. O atual Acordo de Mídia Interativa expirou em 2022 e não estabelece regras para o uso da tecnologia no universo dos jogos eletrônicos. Por isso, uma greve dos dubladores de games pode iniciar a qualquer momento.

whatsapp invite banner

O sindicato representa atualmente mais de 160 mil atores, jornalistas, cantores, dublês e dubladores, os principais impactados pela ausência de proteção contra as novas ferramentas de IA.

Conforme a tecnologia vai evoluindo, o potencial da inteligência artificial gerativa replicar rostos, expressões faciais e voz com alto grau de realismo, vai aumentando consideravelmente. Assim, o principal temor é de que o uso da tecnologia em larga escala diminua os postos de trabalho e reduza as remunerações dos profissionais.

O Conselho Nacional da entidade autorizou Duncan Crabtree-Ireland — que lidera o processo de negociação — a convocar uma greve a qualquer momento. Isso devido à aparente falta de vontade das dos representantes da indústria em atender as demandas essenciais da categoria.

Nossa determinação é inabalável e não deve ser testada. Nossos membros votaram mais de 98% para autorizar uma greve deste contrato caso os empregadores não cheguem à mesa com um acordo que inclua nossas provisões críticas — especialmente em IA”.

SAG-AFTRA apoia paralização

Caso se concretize, a greve pode ter impactos significativos nas empresas da indústria em um momento de desaceleração de vendas de produtos relacionados aos videogames após as restrições mais duras da pandemia. Além disso, uma paralisação neste momento poderia acarretar em atrasos em projetos em andamento e agravar a crise no setor.

Se depender do SAG-AFTRA, a categoria terá apoio para realizar uma longa paralisação. Isso é semelhante ao que ocorreu no ano passado com os atores de televisão e streaming. Na época, ela durou quase 120 dias, gerando caos no mundo do entretenimento — que também enfrentou uma greve de roteiristas.

Estamos firmes em nosso compromisso com nossos membros que trabalham sob este acordo e cujas interpretações extraordinárias são o coração e a alma dos videogames mais populares do mundo. O tempo está se esgotando para as empresas fecharem um acordo.

VEJA MAIS

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas