Elon Musk busca culpado por vazamento de código fonte do Twitter
Desde que assumiu o Twitter, Elon Musk esteve no centro de uma série de polêmicas e controvérsias. Agora, o bilionário precisa gerir uma nova crise que pode ter colocado a segurança do negócio em risco, já que trechos do código fonte da rede social foram vazados na internet.
De acordo com o jornal New York Times, partes do código foram publicadas no GitHub, plataforma de códigos colaborativa, mas foram retiradas após a empresa pedir pela remoção das informações sensíveis do site.
O código foi removido no mesmo dia do pedido, mas não há informações sobre quanto tempo ela passou no ar. O NYT pontua que os dados podem ter ficado visíveis na plataforma por vários meses.
Há uma preocupação de que o código vazado possa servir para que pessoas mal intencionadas consigam identificar vulnerabilidades e se tornem ameaças para a segurança da rede social.
O Twitter também entrou com uma ação na justiça para obrigar o GitHub a revelar informações e dados pessoais que identifiquem usuários que baixaram os trechos vazados do código fonte.
Internamente, a empresa suspeita de um ex-funcionário que deixou a empresa insatisfeito no ano passado, quando Musk concretizou a aquisição da companhia, por US$ 44 bilhões. Desde outubro do ano passado, quando o bilionário passou a comandar o Twitter, mais de 80% dos trabalhadores, de vários países, foram desligados.
A situação revelada pelo jornal americano pode prejudicar ainda mais a imagem da empresa frente aos anunciantes, que iniciaram uma debandada logo após a compra e indicação de que as ferramentas de moderação de conteúdo seriam usadas de maneira mais flexível.
O restabelecimento de contas de usuários que haviam sido suspensas por violações de diretrizes da plataforma, como Donald Trump e Kanye West, resultou em uma reação imediata de vários anunciantes, que deixaram a rede social. Isso tem feito Musk correr contra o tempo para encontrar alternativas para arrecadar mais dinheiro — e, ao mesmo tempo, se afastar de novas polêmicas.