Elon Musk vai restringir acesso às notícias no Twitter

O X (ex-Twitter) vai remover as manchetes dos artigos jornalísticos compartilhados na rede social. Veja o que há por trás da novidade
Elon Musk vai restringir acesso às notícias no Twitter
Imagem: X/Reprodução

O Twitter, agora conhecido como X, está planejando uma grande mudança na forma como as notícias aparecem na timeline: Elon Musk quer remover as manchetes dos artigos jornalísticos compartilhados na rede social. Ou seja, na prática, as notícias vão ficar sem título, somente com a foto de destaque e o link. As informações são do site Fortune.

Após vazar essa informação, Elon Musk confirmou nesta terça-feira (22) que ele é o responsável pela decisão. “Isso está vindo diretamente de mim. E vai melhorar muito a estética”, disse ele em publicação na plataforma.

 

A mudança vai funcionar da seguinte forma: quando você compartilhar um link no X, o título não vai mais aparecer automaticamente, como era antes. Você terá que incluir manualmente seu próprio texto ao lado da URL. Contudo, vai aparecer somente uma imagem, sem nenhum contexto.

Ao clicar na imagem, você será levado para a página da notícia ou site externo linkado. Mesmo assim, isso pode gerar muita dor de cabeça para o setor de mídia, que já está enfrentando uma crise financeira por conta da falta de tráfego nos sites, com o baixo número de acessos nas notícias e a falta de anunciantes, prejudicado principalmente pelas redes sociais e sua dinâmica.

Segundo a Fortune, o objetivo principal pode ser reduzir o tamanho dos tweets na timeline, permitindo que mais postagens caibam no feed dos usuários. Musk também acredita que a mudança ajudará a reduzir o clickbait, disse a fonte ouvida pelo site.

Vale lembrar que os links externos geralmente recebem prioridade mais baixa no Twitter, em termos de alcance e engajamento. Procurada pelo portal, a rede social não respondeu a um pedido de comentário.

Relação conturbada com a mídia

Não é novidade que Elon Musk tem uma relação conturbada com a mídia. No início do ano, o empresário passou a responder e-mails de jornalistas solicitando contato com uma resposta automática esquisita: um emoji de cocô (💩). Além disso, ele também vem fazendo críticas contundentes a veículos de comunicação.

Em abril, Musk rotulou a NPR e a BBC, tradicionais veículos internacionais, de “mídia controlada pelo estado”. Isso fez com que a NPR abandonasse sua plataforma completamente. E os esforços de Musk para remover as regras de moderação de conteúdo e restabelecer usuários banidos afastaram muitos anunciantes de grandes marcas, sendo que muitas delas estão abandonando o barco.

Na segunda-feira (21), por exemplo, o bilionário escreveu em um post do X que os jornalistas que desejam “mais liberdade para escrever e uma renda maior” devem “publicar diretamente nesta plataforma!”

Possível estratégia por trás

É sabido que o Twitter vem buscando maneiras de driblar o afastamento de anunciantes da rede social. A publicidade corresponde a boa parte da receita. Uma das recentes mudanças é que, com a versão premium do serviço, os usuários podem escrever tweets bem maiores, com até 25 mil caracteres em uma única postagem.

Por isso, obrigar os jornalistas e editores de veículos de comunicação a escreverem o texto da manchete na plataforma pode ser uma maneira de convencê-los a assinar a versão paga do serviço, conforme avaliam especialistas ouvidos pela Fortune.

Esse apelo por tweets mais longos também vai contra o argumento de que a medida de remover as manchetes é só para reduzir o tamanho dos tweets. Ou seja, isso indica que pode haver outros motivos por trás da decisão, ainda desconhecidos.

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