Tecnologia

Embraer revela avião de passageiros que voa sem piloto; não tem cockpit

Aeronave futurista é pilotada por IA e conta com uma cauda em formato de “V”
Imagem: Embraer/Reprodução

Durante um evento de aviação organizado pela National Business Aviation Association, nos EUA, a brasileira Embraer, em parceria com a canadense Bombardier, apresentou um conceito de avião 100% autônomo, que voa sem piloto e é controlado por um sistema IA (Inteligência Artificial).

Aliás, a nova aeronave nem mesmo tem um cockpit — a cabine de pilotagem tradicional. Isso possibilitaria a criação de um novo espaço na parte dianteira do veículo, como, por exemplo, um lounge para passageiros. Veja:

Imagem: Embraer/Divulgação

Além disso, a companhia diz que a sustentabilidade está na essência do projeto, que deve apresentar propulsão alimentada por eletricidade ou hidrogênio.

Ainda de acordo com as informações divulgadas pela Embraer, os motores da aeronave futurista podem ser posicionados verticalmente com entradas nas partes superiores e laterais da fuselagem. Além disso, o projeto deve contar com cauda em formato de “V” com um par de motores Turbofan.

Avião com piloto automático

Imagem: Embraer/Divulgação

Embora seja bastante interessante, o projeto ainda está no campo conceitual. A companhia ainda não avançou muito desde que mostrou o projeto pela primeira vez, mas as pesquisas mais recentes com IA na área da aviação podem estar pavimentando o caminho para a aeronave futurista sair do papel.

A norte-americana Cirrus, por exemplo, vem trabalhando em seu sistema “Safe Return” que, na prática, permite que uma aeronave pouse de forma 100% autônoma com inteligência artificial. A empresa, aliás, recebeu a autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para disponibilizar a tecnologia no jato Vision Jet, que custa aproximadamente R$ 20 milhões.

Para além de dispositivos eletrônicos pessoais, a IA deve atingir também outros setores, como os dos transportes, por exemplo. No caso de veículos terrestres, a presença da tecnologia não é uma surpresa. Porém, o próximo passo é viabilizar sua utilização de forma segura também no setor de aviação. Isso poderia auxiliar a tripulação em emergências ou mesmo realizar voos transcontinentais de forma autônoma.

VEJA TAMBÉM:

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas