Encontrados fósseis da que pode ser a maior águia do mundo na Austrália

Águia que habitou a Austrália há 60 mil anos poderia levantar um canguru de até 70 quilos apenas com suas garras
Águia na Austrália
Imagem: Aaron Camens/Flinders University)/Reprodução

Pesquisadores da Universidade Flinders, na Austrália, encontraram fósseis do que parece ser uma das maiores águias que já voou pela Terra. O estudo completo foi publicado na revista científica Journal of Ornithology.

A águia em questão data de 60 mil anos atrás, apontando para o Pleistoceno. Cientistas já haviam encontrado seus ossos em 1956 e 1969, mas as peças se restringiam a um esterno (com “s” mesmo), um úmero distal e duas falanges ungueais.

Agora, a equipe encontrou outros 28 fósseis do animal. Todas as evidências da águia foram recuperadas na Caverna Mairs, na região sul da Austrália. A espécie, cuja a envergadura poderia alcançar os três metros de comprimento, foi nomeada como águia poderosa de Gaff (Dynatoaetus gaffae).

Os membros posteriores da ave sugerem que a espécie era um predador. A equipe acredita que a águia teria sido capaz de levantar um pequeno canguru com cerca de 70 quilos apenas com suas garras. 

Águia na Austrália

Pesquisadora Ellen Mather compara fêmur das águias Aquila audax (à esquerda) e Dynatoaetus gaffae (à direita). Imagem: Universidade Flinders/Reprodução

Dynatoaetus gaffae pode ter sido a maior ave de rapina conhecida do país oceânico. Os cientistas compararam os fósseis a outros ossos encontrados anteriormente em três lugares diferentes, permitindo que esses fossem reconhecidos como da mesma espécie.

Segundo os cientistas, o animal coexistiu com a águia-audaz (Aquila audax), considerada hoje a maior ave de rapina da Austrália. D. gaffae foi provavelmente o principal predador aviário durante o período, mas acabou sendo levado pela extinção em massa da megafauna há cerca de 50 mil anos.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas