Contas da Epic Games e Fortnite não funcionarão mais com login da Apple

Quem acessava o game pelo método "Sign in with Apple" tem até esta sexta-feira (11) para utilizar outro e-mail. Senão, perderá acesso ao app.
Imagem: Chris Delmas/AFP (Getty Images) Globoplay/Divulgação

O capítulo mais recente da disputa judicial entre Epic Games e Apple está prestes a atingir os jogadores que possuem perfis no Fortnite. A partir desta semana, todos aqueles que usaram anteriormente a opção “Sign in with Apple” para acessar o game terão que atualizar suas informações de login ou correrão o risco de serem excluídos do aplicativo.

Nesta quarta-feira (9), a Epic disse que a Apple não permitirá mais que usuários acessem suas contas da Epic por meio do Apple ID – a mudança entra em vigor já na sexta-feira, dia 11 de setembro. Em um aviso em seu site, a Epic afirmou que os jogadores precisarão atualizar seu e-mail e senha antes dessa data se desejam manter o acesso ao jogo.

Lembrando que a Apple removeu Fortnite da App Store no mês passado, mas quem já possuía o aplicativo baixado ainda consegue utilizá-lo. Embora isso não signifique muita coisa, uma vez que a Epic não consegue mais distribuir updates ao app por conta do bloqueio da Apple.

Procuradas pela reportagem do Gizmodo, nem a Apple, nem a Epic se manifestaram sobre o assunto.

A novidade segue a decisão da Apple de excluir a conta de desenvolvedor da Epic dentro da App Store – uma das várias medidas que a empresa tomou em resposta à tentativa da Epic de contornar a comissão de 30% que a Apple cobra dos desenvolvedores. Atualmente, essa rivalidade tem se desenrolado em uma batalha judicial complicada, e que ainda deve durar muitas semanas, pois nenhuma das companhias deu sinal de que irá ceder.

A Apple entrou esta semana com uma ação contra a Epic, alegando que a “conduta da empresa ameaça a própria existência do ecossistema iOS e seu enorme valor para os consumidores”. Se formos colocar os pingos nos is, essa afirmação não está completamente equivocada.

Por muitos anos, a Apple conseguiu intimidar os desenvolvedores para que paguem para ter seus aplicativos hospedados na App Store, especificamente cobrando taxas para compras dentro desses apps. Taxas estas que a Epic não acha mais que deveria estar pagando, já que Fortnite é um dos jogos mais populares do planeta. A posição da Apple não ajuda pelo fato de que essa não é a primeira vez que uma situação assim acontece.

Em todo o caso, a Epic diz que os usuários que já usaram “Sign in with Apple” devem atualizar suas credenciais para um endereço de e-mail pessoal, e com isso evitar o bloqueio de suas contas. Se você estiver tendo problemas, a Epic tem mais informações sobre a melhor forma de seguir em frente.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas