Erupção vulcânica forma nova ilha no mar do Japão
Uma recente erupção vulcânica submarina levou à formação de uma nova ilha na costa de Iwo Jima, cerca de 1.200 quilómetros a sul de Tóquio, no Japão. As imagens impressionaram os cientistas, pois a nova ilha consiste principalmente em massas rochosas formadas ao norte do local da erupção.
O fenômeno conhecido como erupção freatomagmática forma a ilha, com o magma entrando em erupção debaixo d’água e se transformando em rocha. Além disso, se a atividade vulcânica continuar, a ilha pode ficar ainda maior.
Após uma erupção em 30 de outubro, o magma solidificado que se acumulou começou a romper a superfície, explica o Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio.
🇯🇵🏝 Nova ilha surge no Japão após erupção de vulcão
Como resultado de uma erupção vulcânica submarina na cadeia de ilhas japonesas de Ogasawara, localizada a mais de 1 mil km ao sul de Tóquio, no oceano Pacífico, apareceu uma nova ilha vulcânica, segundo a mídia local. pic.twitter.com/L3oohExorD
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 5, 2023
“As áreas que não têm lava podem ser destruídas. Portanto, se cada vez mais lava sair e cobrir a área, penso que essa parte permanecerá para sempre”, disse ao JapanTimes Setsuya Nakada, professor da Universidade de Tóquio.
Histórico de erupções no vulcão
Esta não é a primeira vez que um vulcão formou uma nova ilha na região. Em 2013, uma erupção vulcânica gerou outra ilhota, com cerca de 200 metros de diâmetro. Essa ilha fez com que 24 navios afundados na Segunda Guerra Mundial fossem levados à costa no lado oeste da formação.
A ilha de Iwo Jima ficou conhecida por uma batalha da Segunda Guerra Mundial entre japoneses e americanos. Assim, o confronto, o primeiro em território japonês durante a grande guerra, matou 7 mil soldados americanos e 22 mil japoneses.
Tremores vulcânicos foram detectados em Iwo Jima a cada poucos minutos desde 21 de outubro, seguidos por erupções na costa sul, de acordo com a Agência Meteorológica japonesa.