Maior vulcão do Sistema Solar já foi ilha vulcânica, diz estudo

O Monte Olimpo, em Marte, tem 25 km de altura e 600 de diâmetro. Equipe encontrou semelhanças entre o vulcão e ilhas da Terra
imagem do monte olimpo, em marte, que pode ter sido uma ilha vulcânica
Imagem: ESA/Reprodução

O maior vulcão do Sistema Solar é o Monte Olimpo, que fica em Marte e tem mais de 25 quilômetros de altura e 600 quilômetros de diâmetro. É uma montanha mais larga que o estado de São Paulo, do ponto mais setentrional ao mais meridional. 

Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade Paris-Saclay, na França, está sugerindo que o Monte Olimpo foi uma ilha vulcânica quando Marte tinha rios e oceanos, bilhões de anos atrás. Eles publicaram o estudo com a hipótese na última segunda (24), na revista científica Earth and Planetary Science Letters.

O Monte Olimpo é um vulcão-escudo, ou seja, um vulcão formado por correntes de lava de baixa viscosidade, que percorrem grandes distâncias e formam uma montanha larga. O maior vulcão-escudo ativo da Terra é o Mauna Loa, no Havaí, que alcança os 4.169 m acima do nível do mar.

O formato destes vulcões lembra um escudo deitado – daí o nome. Mas a altura do Monte Olimpo não diminui gradualmente até suas bordas encontrarem a superfície marciana. A uma altura de 6 quilômetros, o vulcão se transforma em um penhasco, e suas paredes ficam íngremes.

Os cientistas propõem no estudo recém-publicado que essa borda do vulcão, que aparece abruptamente, existe porque a lava fluía do Monte Olimpo para a água líquida ao redor, quando ele era uma ilha vulcânica ativa durante o final do período Noachian, de 4.100 a 3.700 anos atrás em Marte.

Os pesquisadores chegaram às conclusões estudando a história geológica de Marte e três ilhas vulcânicas ativas na Terra: Ilha do Pico, em Portugal, Ilha do Fogo, no Canadá, e o Havaí, nos Estados Unidos. 

As linhas costeiras dessas ilhas têm escarpas pontiagudas, como o Monte Olimpo. E elas são o resultado de contrastes na viscosidade da lava que fluiu dos vulcões devido ao resfriamento deste material à medida que passava do ar para a água.

Eles também apontam que a altura da escarpa seria o nível do antigo oceano onde estava o Monte Olimpo. E a idade dos fluxos de lava indicaria quando esse oceano estaria lá – de 3,7 a 3 bilhões de anos atrás.

O grupo afirma que outra montanha vulcânica em Marte, o Monte Alba, a mais de 1.500 quilômetros do Monte Olimpo, tem características semelhantes. Isso pode significar que o antigo oceano preencheu grandes regiões da superfície marciana.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas