ESA revela 1% do maior mapa cósmico em 3D já feito; assista
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou um incrível mosaico de 208 gigapixels que é apenas um teaser correspondendo a 1% do maior mapa cósmico em 3D da história.
O telescópio espacial Euclid, que registrou o mosaico, foi lançado em julho de 2023. A agência espacial divulgou as primeiras observações do Euclid em novembro do mesmo ano.
No entanto, no último dia 15, a ESA revelou imagens muito impressionantes do mapa cósmico em 3D. Este mapa estará completo daqui a seis anos, de acordo com a ESA.
Mas, apesar de corresponder por 1% do mapa completo, o mosaico cobre uma área do universo 500 vezes maior que a Lua. As imagens monstram mais de 100 milhões de astros e galáxias.
Com o mosaico, a ESA revelou os dados de 260 observações do Euclid, que ocorreram entre 25 de março e 8 de abril deste ano. Na versão final, o mapa cósmico em 3D da ESA vai mostrar bilhões de galáxias a 10 bilhões de anos-luz.
“Esse impressionante mosaico é a primeira peça de um mapa que daqui a seis anos revelará mais de um terço do céu. Isto é apenas 1% do mapa, mas, ainda assim, tem uma variedade de fontes que podem auxiliar os cientistas a descobrir maneiras para descrever o universo”, disse Valeria Pettorino, cientista do Projeto Euclid da ESA.
A ESA lançou um vídeo panorâmico das imagens do mosaico de 1% do mapa cósmico em 3D, permitindo visualizar 14 milhões de galáxias mais de perto.
Assista:
De acordo com a ESA, o Euclid já completou 12% do mapa cósmico 3D, enviando 100 GB de dados à Terra diariamente. Esses dados, além de úteis para compor a imagem, vão ser úteis para cientistas na missão de entender a distribuição de matéria escura pelo universo.