Ciência

Estudo revela que fogos de artifício aumentam índices de poluição no ar

A exposição prolongada às substâncias dos fogos pode gerar vários problemas de saúde, desde asma até condições mais severas.
Imagem: Jack Patrick/Unsplash/Reprodução

Além do perigo à saúde dos cachorros, os fogos de artifício também causam danos na saúde dos humanos e contribuem para poluição do ar, segundo um novo estudo. Pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA, conduziram um estudo que revelou que os fogos de artifício provocam a emissão de vários metais tóxicos, incluindo chumbo e cobre.

whatsapp invite banner

A exposição prolongada a essas substâncias pode gerar vários problemas de saúde, indo desde asma até condições mais severas, como doenças cardiovasculares. Ainda de acordo com o estudo, qualquer concentração de partículas de metal fogos de artifício podem causar impactos tanto na saúde humana quanto nos ecossistemas.

Isso porque os metais lançados pelos fogos migram rapidamente para o solo e para fontes de água, circulando nesses sistemas. Os fogos de artifício que produzem fumaça são particularmente responsáveis por impactos no ar, sobretudo na poluição.

Feriados são momento de atenção

O estudo foi publicado com o objetivo de informar sobre os impactos dos fogos de artifício no ar durante feriados nacionais dos EUA. Isso porque nesses períodos os índices de emissões de fogos de artifício aumentam consideravelmente.

No estado norte-americano de Utah, onde foi realizado o estudo, há dois feriados festivos em julho com bastante uso de fogos de artifício. A pesquisa observou por dois anos um aumento na poluição do ar no estado durante esse período.

Greg Carling, professor de geologia da BYU e autor do estudo, ressalta que é preciso conscientizar as pessoas. De acordo Carling, as pessoas devem tomar algumas medidas para evitar os efeitos negativos, como se exercitar em casa durante períodos de má qualidade do ar, ou considerar sair de áreas urbanas para minimizar a exposição às toxinas.

Além disso, o estudo também serve para informar as autoridades que visam desenvolver legislações para restringir os tipos e a quantidade de fogos de artifício.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas