Depois das retrospectivas de Google, YouTube e Spotify, temos o resumo do ano do Pornhub, com algumas tendências… Curiosas. De acordo com um post no blog oficial da plataforma de vídeos pornô, em 2019 foram transferidos 6597 petabytes de dados – 209 GB por segundo.
A quantidade de material enviada para o site é enorme, assim como a audiência: foram 42 bilhões de visitas, ou 115 milhões por dia. Além disso, é um site em que as pessoas passam um tempo considerável, com média de 10 minutos e 28 segundos.
O dia mais popular de acesso ao site foi domingo, enquanto a sexta-feira tem o menor índice de tráfego.
Ainda sobre audiência, o Brasil figura como destaque por ter a maior proporção de usuárias entre os 20 países que mais acessam o Pornhub. As mulheres representam 39% do tráfego vindo do Brasil, empatado com a proporção das Filipinas, seguida por México e Argentina (36% cada).
O celular é o dispositivo mais recorrente para acessar o site – 83,7% das visitas foram com um smartphone. No Brasil, 79% das pessoas acessam usando um celular, 19% usam o computador e apenas 2% tablets.
Um dos dados mais curiosos da retrospectiva do Pornhub é que o anúncio do iPhone 11 fez o tráfego do site cair consideravelmente – a empresa explica que o evento da Apple sempre derruba as visitas, em particular entre o grupo que possui um produto da marca. Neste ano, o tráfego vindo do iOS caiu 15% enquanto os novos iPhones eram anunciados.
Outros eventos fazem com que as pessoas deixem a pornografia de lado. O Oscar e o Globo de Ouro fizeram as visitas caírem 5%, por exemplo. A final da NBA, que sagrou o Toronto Raptors como campeão, diminuiu em 30% as visitas vindas de Toronto e 16% as visitas vindas do Canadá como um todo.
Já a final da UEFA Champions League representou uma queda de 18% em Liverpool, cidade do time campeão, enquanto Londres (terra do Tottenham) teve queda de 12%.
Por outro lado, alguns eventos fizeram a audiência subir. Em março, Facebook e Instagram sofreram uma queda prolongada e ficaram inacessíveis quase o dia inteiro. Nessa data, a audiência do Pornhub subiu 19% nos horários de pico. O mais curioso é que as pessoas foram ao site pesquisar termos como “facebook” e “instagram”, os termos foram pesquisados 200% mais do que o comum.
A retrospectiva do Pornhub é gigantesca e você pode ler todos os dados aqui (em inglês, e o link é seguro para abrir no trabalho).