Falta de vitamina D tem relação com aumento da mortalidade, diz estudo

Pesquisa com mais de 300 mil britânicos associou a falta de vitamina D à morte precoce e alertou medidas urgentes para abolir deficiência
Falta de vitamina D tem relação com aumento da mortalidade, diz estudo
Imagem: Michele Blackwell/Unsplash/Reprodução

Um estudo com mais de 300 mil adultos no Reino Unido associou a falta de vitamina D ao aumento da mortalidade precoce. Nos humanos, a deficiência costuma ter relação com a baixa exposição solar. 

A pesquisa, realizada pela Universidade da Austrália do Sul, vai ser publicada na íntegra na revista ACP (American College of Physicians) na segunda-feira (24). 

Os pesquisadores conduziram um estudo de randomização mendeliana não linear – ou seja, um método de pesquisa que observa e estima possíveis causas e consequências em experimentos não controlados. 

Ao todo, o estudo analisou 307.601 participantes do Biobank do Reino Unido. A base de dados reúne informações de predisposição genética e exposição ambiental da população britânica desde 2006. 

As equipes avaliaram evidências genéticas do papel que os baixos níveis de vitamina D podem ter na mortalidade humana. Além disso, cruzaram a presença do composto nos participantes com outros dados genéticos. 

As descobertas foram surpreendentes: ao longo de 14 anos, o risco de morte diminuiu significativamente quando os participantes registraram aumento das concentrações de vitamina D. 

Segundo o estudo, a prevalência de deficiência grave do composto varia entre 5% e 50% da população, com taxas que variam conforme a localização e características demográficas, por exemplo. 

O estudo afirma que a falta da vitamina D tem potencial de interferir diretamente nas mortes precoce e alerta para a urgência em abolir essa deficiência. 

O que é a vitamina D

Diferente da maioria das outras vitaminas, nosso corpo consegue sintetizar sozinho a quantidade adequada de vitamina D – desde que recebamos Sol suficiente. 

Com a radiação ultravioleta solar, nossa pele transforma colesterol em vitamina D. Mas, se isso não acontece, é preciso repôr com suplementos.

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas