A ferramenta gratuita de programação Grasshopper, do Google, agora está disponível para desktop. Lançada em abril de 2018 em formato de aplicativo para Android e iOS, ela é uma ótima opção para iniciantes. O único problema é que só está disponível em inglês.

Segundo a empresa, mais de 2 milhões de pessoas já utilizaram o aplicativo, que ensina o básico de JavaScript. Com o lançamento da versão para desktop, o Google aproveitou para introduzir duas novas aulas: Usando um Editor de Código e Introdução a Páginas da Web.

A interface é bem simples, com apenas três painéis que dividem o conteúdo. No lado esquerdo, são apresentadas as instruções. Já o centro é reservado para o usuário escrever as linhas de código. Por fim, no painel da direita é possível acompanhar os resultados da execução.

Interface do Grasshopper para desktopInterface da versão web do Grasshopper

Como observa o The Next Web, essa não é a única ferramenta voltada à educação no setor de tecnologia criada pelo Google e nem a única do mercado. No entanto, a nova versão para desktop pode ser uma vantagem diante de outras opções limitadas ao mobile.

Ah, e também não vai pensando que você virará a última bolacha do pacote em termos de JavaScript. O curso é basicão mesmo. Conforme você vai evoluindo, pode ir destravando outras modalidades dentro do curso.