Cultura

Fim de “The Witcher” expõe relação de Andrzej Sapkowski com Netflix e Henry Cavill

Spoiler: Andrzej Sapkowski não tinha uma relação "amigável" com a Netflix. "The Witcher" será cancelada após a quinta temporada
Imagem: Netflix/Divulgação

Para a tristeza dos fãs, a Netflix confirmou na semana passada que “The Witcher” será encerrada na quinta temporada. A produção da quarta temporada — baseada na obra do escritor polonês Andrzej Sapkowski — já foi iniciada, mas sem o astro Henry Cavill — que deixou a série para se dedicar a outros trabalhos em Hollywood.

whatsapp invite banner

Xiaomi Redmi Pad SE 11" 8GB/256GB
R$ 1.434

O ator Liam Hemsworth será o protagonista Geralt de Rivia nas duas temporadas restantes. A série também seguirá baseando-se nos livros de Sapkowski.

A adaptação nunca foi uma unanimidade entre o público dos livros que, além de criticar a qualidade do programa como um todo, não ficou satisfeito com algumas mudanças em relação ao material original. Isso porque a proposta inicial era ser fiel aos livros ao invés dos jogos, mas que acabou tomando algumas liberdades poéticas.

Relação de autor dos livros com Netflix nunca foi das melhores

Em entrevista concedida durante a Comic Con Viena, na Áustria, Sapkowski, revelou que não possuía uma relação amigável com a Netflix. O autor afirmou na conversa que chegou a apresentar algumas ideias para o seriado. Entretanto, os produtores do programa não aproveitaram as sugestões.

Roteirista nas duas primeiras temporadas, Beau DeMayo, que também foi showrunner de “X-Men ‘97”, declarou publicamente em 2022 que os roteiristas do programa não gostavam do material original.

Ao defender a contratação de roteiristas que eram realmente fãs de “X-Men”, De Mayo afirmou que os outros escritores da série da Netflix não gostavam do universo de “The Witcher” nos games ou livros. Na ocasião, ele considerou a postura como uma “receita para o desastre”.

Andrzej Sapkowski era fã de Henry Cavill

Andrzej Sapkowski em uma feira de livros em 2010.

Andrzej Sapkowski em uma feira de livros em 2010. Imagem: Wikimedia Commons

O escritor nunca demonstrou muito interesse em se envolver com as adaptações de seus livros. Andrzej Sapkowski já afirmou publicamente que não tinha muito tempo para jogar e que até nem se importava muito com os games da franquia, mesmo eles sendo um enorme sucesso de público e crítica especializada.

No entanto, com a série da Netflix era um pouco diferente. Além de tentar oferecer ideias para os criadores, o autor era um dos grandes entusiastas de Henry Cavill no papel de Geralt de Rivia. Ele chegou a afirmar que quando escreveu o personagem imaginava uma voz exatamente como a de Cavill.

O ator deixou a série para se dedicar ao papel do Superman nas telonas. Além disso, ele fez uma participação em uma cena pós-créditos de “Adão Negro”. Porém, com a mudança de comando no universo cinematográfico da DC, David Corenswet acabou escalado como o novo Homem de Aço.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas