Em setembro, o Twitpic anunciou que iria fechar as portas. Duas semanas depois, eles disseram que continuariam no ar após serem adquiridos por outra empresa. Mas agora, o Twitpic avisa que vai mesmo fechar as portas, desta vez em 25 de outubro.

O mais importante é que você agora pode baixar suas fotos para não perdê-las quando o serviço for fechado de vez no dia 25.



O link com suas fotos não estará disponível imediatamente, no entanto: vá até esta página, desça até o fim, clique em “Request your data” e espere – é preciso voltar mais tarde para fazer o download.

screen-shot-2014-10-16-at-8-19-12-pm

Este é um fim desastrado para um dos mais antigos serviços do Twitter. Noah Everett, fundador do Twitpic, explica no blog oficial o que aconteceu:

Nós negociamos com vários compradores em potencial e esgotamos todas as opções possíveis. Estávamos quase certos de que tínhamos encontrado um novo lar para o Twitpic (daí o nosso tweet anterior), mas não pudemos chegar a termos que agradassem ambas as partes. Normalmente não iríamos anunciar algo assim prematuramente, mas queríamos avisar aos nossos usuários que o Twitpic iria viver.

Esta é uma reviravolta constrangedora, e o Twitpic nem revelou qual seria a empresa que iria comprá-lo. Perguntei ao Twitter se eles tinham considerado comprar o Twitpic, mas não obtive resposta.

Tudo começou quando, segundo Everett, “o Twitter contatou nossa equipe jurídica exigindo que abandonemos o nosso pedido de marca registrada, sob risco de perder o acesso à API deles”. Só que, em vez de desistir da marca e mudar o nome do Twitpic, Everett preferiu fechar o serviço. Agora ele deve acabar de vez.

Everett já meteu os pés pelas mãos antes, lançando em 2011 um clone do Twitter – o Heello – financiado com o dinheiro vindo das propagandas do Twitpic. A rede social nunca vingou e foi fechada este ano. [Twitpic via TechCrunch]

Foto por homard.net/Flickr