Picada de formiga que vive no Brasil é a mais dolorosa do mundo: “parece um tiro”, diz biólogo
A formiga tocandeira (ou formiga-bala) é detentora de um veneno composto por uma poderosa toxina, causando uma dor excruciante que pode durar até 24 horas.
Ela, que vive nas regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, principalmente em países como Brasil, Bolívia e Peru, é conhecida por ter a picada mais dolorosa do mundo.
A tocandeira é uma formiga grande, com mais de 2,5 cm de comprimento. Os formigões e as rainhas da espécie podem chegar a medir 3 cm, um tamanho impressionante para uma formiga.
O grande tamanho das tocandiras permite que esses insetos violentos dominem o seu habitat e se locomovam com mais velocidade e facilidade, sendo assim, estabelecem amplos perímetros para caça e procura de alimentos.
Além de “formiga-bala”, é chamada de “formiga das 24 horas” devido ao tempo de duração da dor após a picada.
Picada da formiga-bala causa muita dor
Durante uma expedição de pesquisa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o biólogo Paulo Robson de Souza, de 62 anos, teve uma experiência preocupante. Enquanto tirava fotos de um formigueiro no Cerradinho da UFMS, foi picado pela formiga-bala.
“Em um momento que encontrei um formigueiro, acabei não prestando atenção, quando ajoelhei perto do ninho acabei levando ferroada na mão, no antebraço e nas coxas. Foi uma dor terrivelmente imensa”, relatou o biólogo ao jornal Correio do Estado.
“Temos uma máxima na biologia que ninguém sai sozinho para o campo para pesquisar. Naquele dia eu cometi um erro, até porque se tivesse uma pessoa do meu lado, teria me avisado. Não cumpri o protocolo de segurança, por isso nunca saia sozinho porque nesse caso, o acidente ou uma picada pode ser evitado”, completou o professor.
Formiga carnívora
Ao contrário de outras formigas, a tocandira é um inseto carnívoro. Em geral, se alimenta de outras formigas, pequenos artrópodes, como abelhas.
Além disso, comem restos de carcaças de animais que possam encontrar no solo da floresta ou em galhos de árvore de fácil acesso.
Entretanto, é possível observar formigas-bala se alimentando de vegetação também. Assim, as tocandiras têm preferência por folhas e pétalas de flores que estejam polinizadas ou com restos de néctar em suas superfícies.
Ritual de passagem
Em tribos indígenas da Amazônia, como o povo Sateré-Mawé, vestir uma luva de palha trançada com formigas tocandeiras é um rito de passagem para a vida adulta.
A picada da formiga tocandeira é 30 vezes pior que a de uma abelha. Nenhum indivíduo é considerado um verdadeiro guerreiro sem passar por esse ritual. que pode ser é repetido várias vezes durante a vida.